Noções de Administração. O processo administrativo: planejamento, organização, influência, controle. Organizações.
Noções de Administração. Fundamentos. (Teorias da Administração)
Planejamento: fundamentos, ferramentas.
Planejamento: fundamentos, ferramentas.
Organização: fundamentos, estruturas organizacionais tradicionais e contemporâneas, tendências e práticas organizacionais. Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
Influência: aspectos fundamentais da comunicação. comunicação verbal.
Controle: princípios do controle. eficiência e eficácia.
Excelência nos serviços públicos. Gestão da Qualidade.
Grupos, equipes. Relações humanas no trabalho.
Relações pessoais e interpessoais. (gestão de conflitos)
Relações pessoais e interpessoais. (negociação)
O papel do servidor. Conduta profissional. Interação com o público interno e externo. Apresentação pessoal.
Cidadania: direitos e deveres do cidadão. O cidadão como usuário e contribuinte.
Gestão de resultados na produção de serviços públicos.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.