Evolução da administração pública no Brasil após 1930. Reformas administrativas.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Funções de administração: direção. Motivação
Funções de administração: direção. Direção. Liderança.
Funções de administração: organização. Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo da fundação nacional da qualidade. Modelo do Gespública.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas.
Funções de administração: controle. Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional.
Evolução da administração. Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Gestão por Competências Objetivos, características e vantagens.
Funções de administração: planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Planejamento tático. Planejamento operacional. Balanced Scorecard.
Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Administração por objetivos.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
Comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço.
Legislação administrativa. Administração direta, indireta e fundacional.
Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994).
Código de Ética dos agentes públicos do MTE (Portaria/MTE nº 2.973/2010). Lei n. 12.813/2013.