Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011)
Gestão de Pessoas: Motivação.
Gestão de Pessoas: Liderança
Tipos de indicadores. Sistemáticas de Monitoramento e Avaliação. Avaliação e monitoramento de políticas públicas
Avaliação de Desempenho, sistemas de incentivo e responsabilização;
Flexibilidade organizacional; trabalho em equipe.
Gerenciamento de Conflitos,
Gestão por resultado. Formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados
Parcerias estado e sociedade;
Planejamento: Técnicas de abordagem, análise e diagnóstico. Estabelecimento de cenários. Estabelecimento de objetivos e metas organizacionais. Métodos de desdobramento de objetivos e metas e elaboração de Planos de Ação e Mapas Estratégicos.
Implementação de estratégias.
Gestão da Informação – parte 1
Gestão da Informação (Portal da Transparência) – parte 2
Ferramentas de Gestão – parte 1 (Gestão de Processos)
Ferramentas de Gestão – parte 2 (Gestão da Qualidade)
Coordenação Executiva - problemas da articulação versus a fragmentação de ações governamentais. Dimensões da coordenação: intragovernamental, intergovernamental e governo-sociedade, mecanismos de rede.
Práticas de gestão governamental no Brasil e seus resultados: processos de trabalho (processo administrativo digital, compras públicas sustentáveis).
Mecanismos e arranjos de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil - funcionamento e características: modelo de governança de programas matriciais
Arranjos institucionais para coordenação e implementação de políticas públicas (Registro de Preços Nacional, Portal do Software Público).
horizontalização; pluralismo institucional; redes interorganizacionais.