Fundamentos de Economia: 1. Conceitos básicos de micro e macroeconomia. Parte I: Modelos, Oferta, Demanda e Equilíbrio.
Fundamentos de Economia: 1. Conceitos básicos de micro e macroeconomia. Parte II: Elasticidades.
6. Agregados Macroeconômicos: as identidades macroeconômicas básicas, o sistema de Contas Nacionais
7. Política fiscal. 8. Política monetária.
7. Política fiscal. 8. Política monetária. (Modelo Keynesiano)
7. Política fiscal. 8. Política monetária. (Modelo IS-LM). Relação entre taxas de juros, inflação, resultado fiscal e nível de atividade.
A oferta e a demanda agregadas. Relação entre taxas de juros, inflação, resultado fiscal e nível de atividade.
9. Política cambial. Relação entre taxa de juros, taxa de câmbio e regimes cambiais.
2. Evolução das funções do Governo. 3. Papel do Governo na economia: estabilização econômica, promoção do desenvolvimento e redistribuição de renda. 4. A função do Bem-Estar. Políticas alocativas, distributivas e de estabilização. 5. Falhas de Mercado: poder de mercado, bens públicos, semi-públicos, bens privados, externalidades, informação assimétrica.
Conceitos de dívida e déficit público. Financiamento das políticas públicas
10. Estratégias de desenvolvimento em perspectiva histórica. Instituições e desenvolvimento econômico. 11. O Processo de Industrialização da Economia Brasileira: do processo de expansão capitalista do fim do século XIX às crises dos anos 1920;
da industrialização Brasileira dos anos 1930 ao fim dos anos 1950;
os anos do governo JK. Os Anos 1960 e 1970. 12. Desaceleração do Crescimento: inflação e reformas; o retorno ao crescimento e suas distorções; choques externos; os programas e os planos de desenvolvimento.
13. A década de 1980: inflação; restrições externas; planos de estabilização. 14. A década de 1990: Consenso de Washington e abertura acelerada da economia; os Planos Collor I e II; o Plano Real; o Regime de metas de inflação; limites da política monetária e cambial e a fragilidade a choques externos.
15. A década de 2000: política econômica anticíclica; aumento dos investimentos; crescimento do mercado interno; política de valorização do salário-mínimo, ampliação do crédito ao consumidor e crescimento das políticas de transferência de renda. 16. A desregulamentação financeira e a crise internacional de 2008. Medidas contra crises adotadas pelo Brasil. 17. Situação atual da economia brasileira: flexibilização do regime de política econômica; política industrial; a variação da taxa básica de juros e suas consequências. 18. Indicadores econômicos atuais: PIB; dívida; juros; tributação; câmbio; inflação; exportações; importações; balanço de pagamentos; reservas internacionais; produção; emprego; renda; salário mínimo; crédito e perfil dos gastos federais.