Processo administrativo. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Evolução da administração. Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard (Parte I)
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard (Parte II)
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Processos e certificação ISO 9000:2000. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo da fundação nacional da qualidade. Modelo de gespublica.
Comportamento organizacional. Relações indivíduo/organização. Competência interpessoal (Trabalho em equipe)
Gestão de pessoas: Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. Função do órgão de recursos humanos. Atribuições básicas e objetivos. Políticas. Tendências em gestão de pessoas no setor público
Desempenho. Gestão de desempenho. Objetivos. Métodos de avaliação de desempenho: características, vantagens e desvantagens.
Recrutamento e seleção. Tipos de recrutamento: vantagens e desvantagens. Técnicas de seleção: vantagens, desvantagens e processo decisório.
Desenvolvimento e capacitação de pessoal. Levantamento de necessidades. Programação, execução e avaliação.
Análise e descrição de cargos: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. Administração de cargos, carreiras
Administração de salários.
Gerenciamento de conflitos
Gerenciamento de conflitos (Negociação)
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública (Parte I)
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública (Parte II)