Conceitos introdutórios de administração
Natureza e evolução do pensamento administrativo: abordagens clássica, humanista, burocrática, sistêmica e contingencial. Teorias das organizações aplicadas à administração pública
Planejamento: planejamento estratégico; planejamento baseado em cenários. Forças internas e externas (Parte I)
Planejamento: planejamento estratégico; planejamento baseado em cenários. Forças internas e externas (Parte II)
Caracterização das organizações: tipos de estruturas organizacionais. Departamentalização e divisão do trabalho: critérios de agrupamento de atividades; estruturalismo; especialização e enriquecimento de tarefas. Flexibilidade organizacional
Coordenação: necessidade, problemas, métodos. Estilos de liderança; liderança situacional. Empoderamento
Comunicação organizacional: habilidades e elementos da comunicação.
Controle administrativo: princípios, mecanismos e objetivos; conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à administração pública.
Mudança organizacional: processo de mudança (papel do agente e métodos de mudança); perspectivas da mudança organizacional.
Processo decisório: técnicas de análise e solução de problemas; fatores que afetam a decisão; tipos de decisões.
Gerenciamento de processos.
Gerenciamento de projetos
As novas tecnologias e seus impactos na administração organizacional. Programa Nacional de Desburocratização (Gestão da qualidade)
Gestão de pessoas (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Avaliação de desempenho e resultados
Gestão da informação e do conhecimento.
Gestão de conflitos (Negociação)
Modelos teóricos de administração pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. Evolução da administração pública no Brasil. Reformas de Estado no Brasil recente: República Velha (1889-1930); Reforma burocrática (1936); período militar e a segunda reforma (Decreto-Lei nº 200/1967). Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995). 17 Evolução dos modelos/paradigmas de gestão: a nova gestão pública (Parte I)
Modelos teóricos de administração pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. Evolução da administração pública no Brasil. Reformas de Estado no Brasil recente: República Velha (1889-1930); Reforma burocrática (1936); período militar e a segunda reforma (Decreto-Lei nº 200/1967). Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995). 17 Evolução dos modelos/paradigmas de gestão: a nova gestão pública (Parte II)
Desenvolvimento institucional (Mudanças Institucionais)
Formação do Estado e da Administração Pública. (Conceito e Evolução do Estado Moderno)