Fundamentos Filosóficos da Educação: tendências pedagógicas; filosofia e educação; e pressupostos filosóficos da educação.
Fundamentos Sociológicos da Educação: categorias, métodos e objetos segundo as principais correntes e pensadores; educação e sociedade.
Fundamentos Psicológicos e Biológicos da Educação: conceitos básicos e principais teorias de aprendizagem; estágios de desenvolvimento; desenvolvimento de competências (cognição); competências emocionais (afetividade); sistema nervoso central e periférico; córtex cerebral; funções executivas; plasticidade; atenção; memória e esquecimento; linguagem; percepção; e inteligência.
Avaliação Institucional e do processo de ensino-aprendizagem: Fundamentos, práticas e políticas de avaliação institucional; abordagens de aprendizagem, instrumentos e técnicas de avaliação; conceitos, funções, modalidades, categorias e etapas da avaliação; autoavaliação; meta-avaliação; avaliação em larga escala; educação comparada; análise de dados e estatísticas educacionais; avaliação dos resultados da aprendizagem e retroalimentação do processo de ensino; monitoramento; documentação pedagógica;
Fundamentos da Educação: Concepções e tendências teórico-metodológicas (Didática); Teoria e prática; estratégias, métodos e técnicas pedagógicas; recursos de ensino- aprendizagem;
Didática: a relação professor-aluno e a prática docente;
Currículo: Categorias centrais; teorias e críticas do currículo; planejamento curricular; currículo e conhecimento; campo curricular formal e não formal; seleção cultural e organização dos conteúdos e disciplinas escolares; transposição didática; currículo oculto; diretrizes, parâmetros e princípios fundamentais; transversalidade; integração curricular; interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade; projeto pedagógico curricular; ensino por competências; currículo por competências; e abordagens curriculares na contemporaneidade.
Fundamentos Históricos da Educação: história e historiografia da educação; e experiências educacionais e pedagógicas da Antiguidade ao Tempo Presente: narrativa histórica, fases, rupturas e continuidades.
Gestão escolar e educacional.
Planejamento participativo e PPP
Educação integral e diversidade
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - criação e desenvolvimento de cursos a distância; e- learning e b-learning; processo de construção do conhecimento em EaD; objetos de aprendizagem para a EaD; fundamentos e práticas para EAD; Decreto no 9.057/2017.
Gestão escolar e liderança; atuação do Pedagogo em contextos não escolares;
TECNOLOGIA EDUCACIONAL / Bases teórico-conceituais; mídias sociais e mídia educação, transmídias e tecnologias na educação (TICs e TDICs); linguagem digital; informática educativa; educação digital e tecnológica; novos papéis e novas teorias; inovação disruptiva; projeto instrucional; conectivismo; competências digitais; realidade virtual e aumentada; simulações, ambientes imersivos, gamificação e uso de jogos; interação, dialogicidade e aprendizagem colaborativa on-line; design instrucional e design thinking; inteligência artificial; e materiais educacionais digitais.
Ensino híbrido; comunidades e ambientes virtuais de aprendizagem; avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais; DIDÁTICA GERAL - aprendizagem baseada em investigação, projetos e problemas; metodologias e aprendizagens ativas; personalização do ensino; mediação pedagógica; e novas práticas.
Educação na Constituição Federal: 205 a 214 + Emendas Constitucionais.
Base Nacional Comum Curricular: introdução e estrutura
Coordenação pedagógica; orientação educacional; formação continuada;
Órgãos e instâncias escolares e educacionais.
Planejamento do ensino; objetivos educacionais; seleção e organização de conteúdos;