Ciência da informação e biblioteconomia: Conceitos, produção do conhecimento.
A biblioteca no contexto das organizações. Funções gerenciais. Planejamento, organização, avaliação. Marketing da informação. Qualidade em Serviços de Informação: controle, planejamento e gestão de qualidade. Circulação e reprodução de documentos
Fontes de informação gerais e fontes de informação especializada
Desenvolvimento de coleções. formação e desenvolvimento de coleções
Automação dos processos de organização. bancos e bases de dados
Automação dos processos de organização. bancos e bases de dados
Automação dos processos de organização. bancos e bases de dados
bibliotecas digitais e sistemas de hipertextos. Metadados
Sistemas documentários. Organização da informação: organização do conhecimento. Indexação: princípios de indexação, serviços de indexação, a prática da indexação, técnica de elaboração de descritores, cabeçalhos de assunto, vocabulário controlado e tesauros, elaboração de resumos. Ontologias. Taxonomia. Tesauros. Representação descritiva e temática de documentos: conceituação, objetivos, processos, instrumentos e produtos
Serviços de referência: presencial e virtual.
Catalogação: AACR2. Classificação: catálogo de assunto, termos principais, relacionados e remissivas
Catalogação: AACR2. Classificação: catálogo de assunto, termos principais, relacionados e remissivas
Catalogação: AACR2. Classificação: catálogo de assunto, termos principais, relacionados e remissivas
Catalogação: AACR2. Classificação: catálogo de assunto, termos principais, relacionados e remissivas
Normalização de documentos: conceitos, objetivos, normas brasileiras (NBR 6023)
Normalização de documentos: conceitos, objetivos, normas brasileiras (NBR 6028)
Normalização de documentos: conceitos, objetivos, normas brasileiras (NBR 6032)
Normalização de documentos: conceitos, objetivos, normas brasileiras (NBR 10520)
Busca e recuperação da Informação: fundamentos, estratégia de busca, busca em textos. Recuperação e disseminação da informação
Sistemas e redes de informação. Serviços e produtos de bibliotecas. Serviços e produtos de acesso à informação: redes, sistemas
Usos e usuários da Informação: estudo de usuários, métodos, técnicas, estudos de uso e educação de usuários
Gestão da informação e do conhecimento