Finanças públicas. 1.5 Teorias das finanças públicas. 1.6 Operacionalidade das políticas fiscal, monetária e cambial. Instrumentos, objetivos reais e nominais, objetivos finais e intermediários. Tributação e gasto público. Operações de open-market, redesconto de títulos e métodos de formação de reservas compulsórias. Relações e atribuições institucionais do Tesouro Nacional e do Banco Central do Brasil.
Teorias clássica. 1 Economia política. 1.1 Teorias do valor, da acumulação e da distribuição do excedente econômico. Teoria quantitativa da moeda. Mercado de trabalho e mercado de bens. Função de produção e determinação do emprego e da renda.
Teoria keynesiana. Multiplicador keynesiano do gasto. 1.2 Lei de Say versus Princípio da demanda efetiva. Investimento e poupança.
4 Oferta monetária, modelos de demanda por moeda. Base monetária, meios de pagamentos, multiplicador monetário e crédito. Demanda por moeda especulativa, transacional e precaucional.
Modelos IS-LM (economia fechada)
Curva de Phillips e teorias de inflação. Teorias da inflação e terapias de choque e gradualista. Regime de metas de inflação.
Regulação do fluxo de capitais e regimes cambiais. Determinação da taxa de câmbio. Volatilidade e nível da taxa de câmbio.
Modelos IS-LM (economia aberta)
Teorias e modelos de crescimento.
Teoria novo-clássica 1.3 Expectativas, ciclos reais e pós-keynesiana. Ciclos monetários e ciclos econômicos reais. Risco e incerteza. Modelos com expectativas e modelos de equilíbrio de longo prazo.
Economia financeira, teorias da dependência e do desenvolvimento brasileiro.
Orçamento e dívida pública no Brasil.
1.9 Desenvolvimento e política econômica no Brasil desde 1930: crescimento, inflação e distribuição da renda e da riqueza. Industrialização e substituição de importações.
Plano de metas. PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo) e reformas.
Milagre econômico brasileiro. II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento). A crise da dívida externa dos anos 1980.
Planos antiinflacionários. Plano Real, estabilização monetária e reformas da década de noventa. Crises cambiais e evolução da política econômica no período recente.
Evolução da política econômica no período recente.