Ortografia, acentuação gráfica.
Classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições.
Classes de palavras: preposições e conjunções.
Classes de palavras: pronomes. Colocação pronominal.
Classes de palavras: verbos. Tempos e modos verbais.
Classes de palavras: verbos. Correlação e vozes verbais. Diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá- las.
Sintaxe (termos da oração).
Sintaxe (processos de coordenação e subordinação). Reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões.
Concordância verbal e nominal.
Regência verbal e nominal.
Coesão e Coerência textual. Recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem.
Semântica. Significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos.
Compreensão e Interpretação de textos. Significado global dos textos. Efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc. Identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.). Organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo. Dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto. Relações intratextuais e intertextuais. Reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações.
Identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.