Funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Habilidades técnicas e comportamentais
Administração Geral: Principais teorias e modelos: concepções clássica, neoclássica e tendências modernas. Evolução histórica da gestão nas esferas pública e privada.
Planejamento. Gestão Estratégica Governamental: Conceitos e Aplicações: elaboração de mapa estratégico, construção de missão, visão e valores, e definição de objetivos estratégicos. Ferramentas de Análise de Ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT (Parte I)
Planejamento. Gestão Estratégica Governamental: Conceitos e Aplicações: elaboração de mapa estratégico, construção de missão, visão e valores, e definição de objetivos estratégicos. Ferramentas de Análise de Ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT (Parte II)
Tipos de Organizações e Estruturas Organizacionais: características das estruturas organizacionais; tipos de organizações; organogramas. Organização.
Direção. Estilos de liderança
Controle. Indicadores de Desempenho: tipos de indicadores e aplicação no monitoramento e avaliação da gestão pública.
Processo de tomada de decisão
Fluxogramas (Gestão por processos)
outras abordagens para a gestão de projetos. (Gestão de Projetos)
Instrumento para Avaliação da Gestão Pública (Ciclo 2010): Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), conceitos e critérios de avaliação da gestão pública, sistema de pontuação. Gestão da Qualidade. Modelos de gestão da qualidade. Planejamento, controle e avaliação dos processos da qualidade. Integração dos planos da qualidade às estratégias de negócio. Programa 5 S. Conceitos básicos de TQC. Implantação de programas de qualidade. Inspeção, avaliação e controle da qualidade. Qualidade total na organização
Trabalho em equipe. Integração
Gestão de Pessoas: Conceitos e Processos. Administração participativa. Processos de Recursos Humanos
Análise de desempenho e potencial (Gestão de desempenho)
Treinamento, desenvolvimento
Administração de conflitos.
4. Metodologias Ágeis: 4.1 Princípios das Metodologias Ágeis: conceitos. 4.2 Ferramentas e Métodos Ágeis: Scrum, Kanban, Lean.
4.3 Cultura de Inovação e Melhoria Contínua: práticas de inovação e adaptação contínua de processos administrativos para aumentar a eficiência e a resposta às demandas públicas.