Processo administrativo. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Evolução da administração. Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced Scorecard. Planejamento e avaliação nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte I)
Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced Scorecard. Planejamento e avaliação nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte II)
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
Comportamento organizacional. Relações indivíduo/organização. Motivação
Comunicação. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Processos e certificação ISO 9000:2000. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas. Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo da fundação nacional da qualidade. Excelência nos serviços públicos.
Competência interpessoal. (Grupos e Equipes)
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. Função do órgão de recursos humanos. Atribuições básicas e objetivos. Políticas e sistemas de informações gerenciais. Administração de pessoal.
Gestão de desempenho. Desempenho. Gestão de desempenho. Objetivos. Métodos de avaliação de desempenho: características, vantagens e desvantagens.
Gestão por competências. Gestão de Pessoas por Competências.
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens. Recrutamento e seleção. Tipos de recrutamento: vantagens e desvantagens. Técnicas de seleção: vantagens, desvantagens e processo decisório.
Capacitação de pessoas. Desenvolvimento e capacitação de pessoal. Levantamento de necessidades. Programação, execução e avaliação.
Capacitação de pessoas. (Gestão do Conhecimento)
Análise e descrição de cargos. Análise e descrição de cargos: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. Administração de cargos e carreiras.
Administração de salários.
Gerenciamento de conflitos.
Gerenciamento de conflitos. (Negociação)
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Reforma do Aparelho do Estado. Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós- burocrático. O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. (Parte I)
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Reforma do Aparelho do Estado. Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós- burocrático. O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. (Parte II)
Accountability. 9 Governabilidade e governança.
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. Tipos de avaliação. Análise custo-benefício e análise custo- efetividade.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e equidade social.