Hemominas (ANHH - Pedagogo) Conhecimentos Específicos - 2024 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.

Não será abordado:

Princípios da pedagogia aplicada ao contexto da saúde. O papel do pedagogo no desenvolvimento humano e promoção social por meio da educação. O valor ético como agente de promoção social nas relações interpessoais e pedagógicas. Prática pedagógica no desenvolvimento de capacidades cognitivas e sociais dos pacientes. Pedagogia e intervenção social: juventude, novas sociabilidades e o impacto das doenças crônicas. Estratégias de capacitação e desenvolvimento de pacientes, familiares e equipe de saúde. Acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos pacientes. Critérios e instrumentos de avaliação adaptados ao contexto hospitalar e ambulatorial. Avaliação contínua: monitoramento do progresso educacional e psicossocial dos pacientes. Desenvolvimento de programas educativos interdisciplinares para pacientes e famílias. O papel da família na educação do paciente: novas modalidades de família e metodologias de abordagem familiar. Relação entre políticas públicas de saúde, educação inclusiva e promoção da qualidade de vida dos pacientes. Relação entre capacitação de pessoas, gestão do conhecimento e avanço do processo educativo. Políticas públicas voltadas para a inclusão educacional de pacientes com doenças crônicas.

1) Noções básicas sobre doenças falciformes e coagulopatias. Impacto das doenças falciformes e coagulopatias no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos pacientes. Política Nacional de Assistência Social (PNAS): Lei no. 8.742/1993 (LOAS), alterada pela Lei no. 12.435/2011. Estatuto do Idoso: Lei no. 10.741/2003.

2) Decreto no. 9.204/2017 – Governança Digital. Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme (Portaria GM/MS no. 1.391/2005)

3) Portaria GM/MS no. 3.088/2011 (Rede fi nição da Rede de Atenção Psicossocial). e Portaria MEC no. 2.117/2019. Integração de tecnologias assistivas e da informação no processo de ensino-aprendizagem: Decreto no. 7.612/2011 – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com De fi ciência (Plano Viver sem Limite)

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 290,00
ou 12x de R$ 24,17
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 30/03/2025
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
62 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Disponível
Função social da educação e democratização do ensino: educação e sociedade (Sociologia da Educação.
Baixar
Disponível
Teorias do desenvolvimento humano: Piaget, Vygotsky e outros (Psicologia da educação).
Baixar
Disponível em 08/12/2024
Diretrizes Curriculares Nacionais e Resolução CNE/CEB no. 4/2010.
Disponível
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Baixar
Disponível
EPT: Diretrizes Nacionais para a Educação Pro fi ssional
Baixar
Disponível em 15/12/2024
Didática e novas tecnologias: ensino à distância (EAD) e ferramentas digitais. Uso das tecnologias da informação no processo pedagógico e no acompanhamento dos pacientes. Programas, metodologias e tecnologias da educação no ensino à distância (EAD); Decreto no. 9.057/2017
Disponível em 10/12/2024
Políticas públicas inclusivas de educação para pessoas com de fi ciência e doenças crônicas.
Disponível em 10/12/2024
Relações de gênero, etnia e diversidade
Disponível
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Lei no. 8.069/1990.
Baixar
Disponível
Organização do projeto pedagógico no ambiente hospitalar: planejamento e adaptação curricular. Interdisciplinaridade e função social da escola em ambientes clínicos e hospitalares. Projeto pedagógico e plano de desenvolvimento institucional.
Baixar

Aulas demonstrativas