Conceitos introdutórios de administração
Planejamento Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional (Parte I)
Planejamento Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional (Parte II)
Modelos de gestão e estruturas organizacionais.
Liderança: importância, teorias, abordagens contemporâneas, estilos de liderança e sua influência na gestão de pessoas.
Motivação: importância, teorias, abordagens contemporâneas, plataforma motivacional para uma abordagem estratégica, aplicações do conceito.
Comunicação na organização
Conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à Administração Pública (Controle)
Cultura e clima organizacional.
Gestão de processos de mudança organizacional. Estratégias para obter sustentação ao processo de mudança.
Tomada de decisão. Método de Análise e Solução de Problemas (MASP).
Instrumentos gerenciais contemporâneos: gestão de processos
Ferramentas da qualidade Excelência no serviço público.
Interação grupal. Trabalho em equipe. Elementos de formação de equipes eficazes.
Gestão estratégica de pessoas. Indicadores estratégicos de gestão de pessoas. Modelos de Gestão de Pessoas - Evolução dos modelos de gestão de pessoas. Fatores condicionantes de cada modelo.
Avaliação e mensuração do desempenho.
Gestão de pessoas com base nas competências.
Treinamento e desenvolvimento de pessoas: papel e objetivos; levantamento de necessidades, planejamento, métodos e técnicas, execução e avaliação. Educação Corporativa.
Gestão do conhecimento e inteligência organizacional. Aprendizagem Organizacional.
Desenvolvimento de Carreiras: principais ferramentas (Análise e descrição de cargos. Carreiras)
Sistemas de remuneração e benefícios.
Qualidade de vida no trabalho.
Administração de conflitos
Gestão por resultados (Empreendedorismo Governamental)