Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio para o componente de língua portuguesa. Convenções da escrita
Semiótica, multiletramento e multimodalidade
Metodologia de ensino da língua portuguesa: organização didático- pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula
Linguagem oral, oralização e oralidade; leitura de textos orais e escritos; fluência leitora com compreensão; comportamento leitor. Estratégias didáticas para o ensino de leitura.
Prática de produção de textos orais e escritos: produção para aprofundamento; produção por frequentação; operadores da produção de texto; procedimentos e comportamentos de produção; comportamento escritor.
Tipologia textual e gênero textual: narração, descrição, dissertação, carta (argumentativa, familiar, comercial, convite etc.).
Noções de estilística. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, ambiguidade. Linguagem: funções da linguagem, denotação e conotação, figuras de linguagem, níveis de linguagem
Fonologia: relação letra e fonema. 2 Separação de sílaba e translineação. 3 Acentuação gráfica e tônica. 4 Ortografia
Sintaxe de concordância verbal e nominal.
Sintaxe de regência verbal e nominal.
Classes gramaticais de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições.
Classes gramaticais de palavras: preposições e conjunções.
Classes gramaticais de palavras: pronomes. Colocação pronominal.
Classes gramaticais de palavras: verbos. Tempos e modos verbais.
Classes gramaticais de palavras: verbos. Correlação e vozes verbais.
Morfologia: estrutura de palavras; processos de formação de palavras.
Tipos de períodos: período simples. Análise morfossintática de período simples.
Tipos de períodos: período composto. Análise de período composto por coordenação e subordinação (orações substantivas, adjetivas e adverbiais).