Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio para o componente de língua portuguesa. Convenções da escrita
Semiótica, multiletramento e multimodalidade
Metodologia de ensino da língua portuguesa: organização didático- pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula
Tecnologias de comunicação e de informação no ensino da língua portuguesa. Hipertexto. A linguagem virtual mediante a visão da semiótica.
Variação linguística e preconceito linguístico, observando os níveis de linguagem presentes em gêneros textuais. Linguagem: funções da linguagem; denotação e conotação; níveis de linguagem.
Linguagem oral, oralização e oralidade; leitura de textos orais e escritos; fluência leitora com compreensão; comportamento leitor. Estratégias didáticas para o ensino de leitura.
Prática de produção de textos orais e escritos: produção para aprofundamento; produção por frequentação; operadores da produção de texto; procedimentos e comportamentos de produção; comportamento escritor.
Tipologia textual e gênero textual: narração, descrição, dissertação, carta (argumentativa, familiar, comercial, convite etc.). Compreensão textual versus interpretação textual. Compreensão interpretativa. Propósito do autor. Informações implícitas. Distinção entre fato e opinião. Seleção de inferência: compreensão crítica. gêneros. 9.2 Função social do uso dos gêneros. Confronto de diferentes gêneros, identificando as semelhanças e diferenças
Organização retórica: generalização, exemplificação, descrição, definição, exemplificação/especificação, explanação, classificação e elaboração
Condições de textualidade. Relações de coerência. 1.1 Ideia de coerência. 1.2 Ideia principal. 1.3 Detalhes de apoio. 1.4 Relações de causa e efeito. 1.5 Sequência temporal. 1.6 Sequência espacial. 1.7 Relações de comparação e contraste. 2 Relações coesivas: referência, substituição, elipse e repetição. 3 Indícios contextuais: definição, exemplos, recolocação, estruturas paralelas, conectivos, repetição de palavras-chave
Noções de estilística. Semântica: sinonímia; antonímia; homonímia; paronímia; polissemia; ambiguidade. figuras de linguagem; Relações de sentido entre palavras: campo semântico. Uso do vocábulo, quanto ao seu valor e significação dentro do texto
Fonologia: relação letra e fonema. 2 Separação de sílaba e translineação. 3 Acentuação gráfica e tônica. 4 Ortografia
Sintaxe de concordância verbal e nominal.
Sintaxe de regência verbal e nominal.
Classes gramaticais de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições.
Classes gramaticais de palavras: preposições e conjunções.
Classes gramaticais de palavras: pronomes. Colocação pronominal.
Classes gramaticais de palavras: verbos. Tempos e modos verbais.
Classes gramaticais de palavras: verbos. Correlação e vozes verbais.
Morfologia: estrutura de palavras; processos de formação de palavras.
Tipos de períodos: período simples. Análise morfossintática de período simples. Modos de construção de períodos e orações segundo diferentes perspectivas de ordenação.
Tipos de períodos: período composto. Análise de período composto por coordenação e subordinação (orações substantivas, adjetivas e adverbiais).