O Processo Administrativo
As principais abordagens da administração (da clássica a contingencial).
Planejar: processo de planejamento; planejamento estratégico, tático e operacional. Ferramentas de Gestão aplicadas no Setor Público (Parte I)
Planejar: processo de planejamento; planejamento estratégico, tático e operacional. Ferramentas de Gestão aplicadas no Setor Público (Parte II)
Organizar: estrutura organizacional; tipos de departamentalização (características, vantagens e desvantagens de cada tipo); organização informal. Centralização, descentralização e delegação.
Controlar: tipos de controle, vantagens e desvantagens; sistema de medição de desempenho organizacional. Eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e equilíbrio.
Práticas de Inovação na Gestão Pública (Mudança e inovação)
Gestão por Processos – Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Processo e certificação ISO 9000:2000.
Qualidade na Administração Pública (conceitos). Ferramentas de Gestão aplicadas no Setor Público. Gestão da Qualidade e Modelo de Excelência Gerencial – Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo da Fundação Nacional da Qualidade. Modelo da Gestão Pública.
Gestão de Pessoas – Contexto. Objetivos. Processos da Gestão de Pessoas. Mudanças e transformações na função de recursos humanos.
Avaliação do desempenho humano.
Gestão por Competências – Metodologia da gestão e da avaliação de desempenho com foco em competências. Metodologia do inventário comportamental para mapeamento de competências. Aplicações dos resultados no mapeamento e avaliação de competências e de desempenho nos subsistemas de RH. Plano de carreira: diretrizes contemporâneas e impactos na avaliação de desempenho com foco em competências.
Treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Treinamento e desenvolvimento de organizações. Gestão do Conhecimento e Inovação - A gestão do conhecimento como base para a estratégia de desenvolvimento organizacional. Gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e estratégia. Gestão do conhecimento
Processos de cargos, carreiras
A evolução da Administração Pública: da patrimonialista à gerencial (Parte I)
A evolução da Administração Pública: da patrimonialista à gerencial (Parte II)
Governança, governabilidade e accountability. Governança no setor público.
Práticas de Inovação na Gestão Publica (Governo eletrônico)
Inovação Organizacional no Setor Público (Gestão por resultados na produção de serviços públicos)
Inovação Organizacional no Setor Público (Empreendedorismo Governamental)
Novas formas de colaboração (Processos Participativos de Gestão Pública)
Gestão de Políticas Públicas (Parte I)
Gestão de Políticas Públicas (Parte II)