II – ENGENHARIA DE SOFTWARE: 2.1.Modelos de ciclo de vida de software; 2.2.Metodologias de desenvolvimento de software; 2.3.Arquitetura de software; 2.4.Conceitos e técnicas do projeto de software; 2.5.Processos e práticas de desenvolvimento de software; 2.6.Processo interativo e incremental; 2.8.Gerenciamento de ciclo de vida de aplicações; (Parte 1)
II – ENGENHARIA DE SOFTWARE: 2.1.Modelos de ciclo de vida de software; 2.2.Metodologias de desenvolvimento de software; 2.3.Arquitetura de software; 2.4.Conceitos e técnicas do projeto de software; 2.5.Processos e práticas de desenvolvimento de software; 2.6.Processo interativo e incremental; 2.8.Gerenciamento de ciclo de vida de aplicações; (Parte 2)
4.8.Práticas ágeis; 2.7.Práticas ágeis de desenvolvimento de software; 4.6.DevOps e CI/CD; 4.7.Refatoração e Modernização de aplicações; 2.11.Integração contínua;
2.9.Desenvolvimento orientado por comportamento (BDD); 2.10.Desenvolvimento guiado por testes (TDD);
III – REQUISITOS E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: 3.1.Elicitação e Gerenciamento de Requisitos, design thinking; 3.2.Histórias do usuário; 3.3.Critérios de Aceitação; 3.4.Minimum Viable Product (MVP); 3.5.Prototipação; 3.6.Projeto centrado no usuário de software; 3.7.Storytelling; 3.8.Análise de personas (papéis, perfis etc;) de usuários de software; (Parte 1)
III – REQUISITOS E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: 3.1.Elicitação e Gerenciamento de Requisitos, design thinking; 3.2.Histórias do usuário; 3.3.Critérios de Aceitação; 3.4.Minimum Viable Product (MVP); 3.5.Prototipação; 3.6.Projeto centrado no usuário de software; 3.7.Storytelling; 3.8.Análise de personas (papéis, perfis etc;) de usuários de software; (Parte 2)
VI – QUALIDADE DE SOFTWARE: 6.1.Garantia da qualidade de software;
6.3.Testes de software (unitário, integração, funcional, aceitação, desempenho, carga, vulnerabilidade); 6.4.Técnicas para aplicação de testes de software (caixa-branca, caixa-preta, regressão e não funcionais);
IV – ARQUITETURA DE APLICAÇÕES: 4.1.Model-ViewController (MVC); 4.3.Sistemas de N camadas; 4.4.Microsserviço; 4.12.Técnicas de componentização de software; 4.15.Arquitetura de Sistemas WEB.
4.16.Arquitetura Orientada a Serviços (SOA); 4.17.Barramento de Serviços Corporativos (ESB); 4.18.Interoperabilidade entre aplicações; 4.5.Arquitetura orientada a eventos; RMI;
4.2.Representational State Transfer (REST);
4.11.Padrões de design de software; 4.13.Padrões de projeto (design patterns e anti-patterns)