Processo administrativo. Funções de administração: planejamento, organizaçäo, direção e controle.
Evolução da administraçao. Principais abordagens da administraçao (clássica até contingencial).
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administraçao por objetivos. Balanced scorecard (Parte I)
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administraçao por objetivos. Balanced scorecard (Parte II)
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e 32 delegações.
Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional.
Cultura organizacional. Gestão de Clima Organizacional.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Processos e certificaçäo ISO 9000:2000. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
Gestão de projetos. Elaboraçäo, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestäo de projetos. Projetos e suas etapas.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestäo da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo da fundação nacional da qualidade. Modelo de gespublica.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens.
Análise e descrição de cargos.
Evolução da administraçao pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestäo pública (Parte I)
Evolução da administraçao pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestäo pública (Parte II)
Comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço.