DPE-RO (Analista em Comunicação Social - Jornalismo) Conhecimentos Específicos - 2025 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Não serão abordados no curso os temas:

  • técnicas de Relações Públicas: planejamento, produção de eventos e montagem de cadastros;
  • Marketing institucional: prevenção, formação, manutenção e reação no contexto da sociedade; Noções de marketing.
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 490,00
ou 12x de R$ 40,83
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 18/05/2025
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
78 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Legislação e ética em Comunicação social e Jornalismo - Ética: papel social da comunicação; código de ética do jornalista; regulamentação da profissão de jornalista. Código Brasileiro de Telecomunicações. Constituição da República de 1988. 3. Legislação em comunicação social: lei de imprensa; regulamentação x desregulamentação: tendências nacionais e internacionais.
Disponível
Conceitos do Jornalismo (parte 1) - 5. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição.
Baixar
Disponível
Conceitos do Jornalismo (parte 2) - 5. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição.
Baixar
Disponível
Telejornalismo e radiojornalismo - 8. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Baixar
Disponível
Webjornalismo - 8. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação x segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação.
Baixar
Disponível
Conceitos da Publicidade (Parte 1) - Perfil da propaganda institucional e educativa. noções de propaganda e marketing; campanha publicitária e mala direta.
Baixar
Disponível
Conceitos da Publicidade (Parte 2) - Perfil da propaganda institucional e educativa. noções de propaganda e marketing; campanha publicitária e mala direta.
Baixar
Disponível
Opinião Pública - 4. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Baixar
Disponível
Pesquisa em Comunicação - 4. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Baixar
Disponível
Projeto gráfico - 6. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens. Diagramação e retrancagem: composição, impressão. Papel: classificação do papel, formatos do papel, papéis para impressão e formatos de publicações. 7. Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação.
Baixar
Disponível
Comunicação organizacional - 10. Comunicação empresarial: conceitos de estratégia empresarial e relações da empresa com os cenários ambientes; gestão de comunicação nas crises;
Baixar
Disponível
Assessoria de Imprensa - 9. Assessoria de imprensa: o papel do assessor nos órgãos públicos: funções do assessor de imprensa, veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter), edição de jornais, boletins e revistas institucionais. Produção de informação on-line, técnicas de Intranet. Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados e notas oficiais. Produção de clippings e clipping eletrônico.
Baixar
Disponível
Teorias da Comunicação - Teoria da comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Indústria cultural e a teoria crítica.
Baixar
Disponível
História da Comunicação - 2. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.
Baixar

Aulas demonstrativas