Legislação e ética em Comunicação social e Jornalismo - Ética: papel social da comunicação; código de ética do jornalista; regulamentação da profissão de jornalista. Código Brasileiro de Telecomunicações. Constituição da República de 1988. 3. Legislação em comunicação social: lei de imprensa; regulamentação x desregulamentação: tendências nacionais e internacionais.
Conceitos do Jornalismo (parte 1) - 5. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição.
Conceitos do Jornalismo (parte 2) - 5. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição.
Telejornalismo e radiojornalismo - 8. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Webjornalismo - 8. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação x segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação.
Conceitos da Publicidade (Parte 1) - Perfil da propaganda institucional e educativa. noções de propaganda e marketing; campanha publicitária e mala direta.
Conceitos da Publicidade (Parte 2) - Perfil da propaganda institucional e educativa. noções de propaganda e marketing; campanha publicitária e mala direta.
Opinião Pública - 4. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Pesquisa em Comunicação - 4. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Projeto gráfico - 6. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens. Diagramação e retrancagem: composição, impressão. Papel: classificação do papel, formatos do papel, papéis para impressão e formatos de publicações. 7. Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação.
Comunicação organizacional - 10. Comunicação empresarial: conceitos de estratégia empresarial e relações da empresa com os cenários ambientes; gestão de comunicação nas crises;
Assessoria de Imprensa - 9. Assessoria de imprensa: o papel do assessor nos órgãos públicos: funções do assessor de imprensa, veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter), edição de jornais, boletins e revistas institucionais. Produção de informação on-line, técnicas de Intranet. Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados e notas oficiais. Produção de clippings e clipping eletrônico.
Teorias da Comunicação - Teoria da comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Indústria cultural e a teoria crítica.
História da Comunicação - 2. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.