Noções de administração. Processo administrativo. Funções da administração: planejamento, organização, direção e controle.
Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração.
Função Planejamento. (Parte II)
Função Organização. Estrutura organizacional.
Função Direção. Liderança.
Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo do gespública.
Noções de gestão de processos: técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento, eficácia no comportamento interpessoal, fatores positivos do relacionamento, comportamento receptivo e defensivo, empatia, compreensão mútua
Evolução da administração pública no Brasil após 1930. Reformas administrativas, A nova gestão pública. (Parte I)
Evolução da administração pública no Brasil após 1930. Reformas administrativas, A nova gestão pública. (Parte II)
Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta, objetividade.