Conceitos Gerais e Introdutórios.
Gestão Estratégica. Planejamento. Conceito. Níveis. Planejamento estratégico. Conceito. Formulação estratégica. Análise e projeção de cenários. Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise. Balanced Scorecard (BSC). Balanced Scorecard (BSC) aplicado à gestão de pessoas (Parte I)
Gestão Estratégica. Planejamento. Conceito. Níveis. Planejamento estratégico. Conceito. Formulação estratégica. Análise e projeção de cenários. Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise. Balanced Scorecard (BSC). Balanced Scorecard (BSC) aplicado à gestão de pessoas (Parte II)
A abordagem convencional de direção (Liderança)
A abordagem convencional de direção (Motivação)
A abordagem convencional de controle.
Cultura e clima organizacional. Indicadores de gestão do clima organizacional.
Mudança e desenvolvimento organizacional.
Gestão de Processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Modelagem de processos com Business Process Management (BPM).
Gestão de Projetos. Conceitos de gerenciamento de projetos. Ciclo de vida. Modelos, etapas, elaboração, técnicas de análise e avaliação de projetos. Noções gerais do PMBOK.
Gestão de Pessoas. Evolução dos modelos de gestão de pessoas. Conceito e papel da área gestão pessoas na organização contemporânea. Gestão estratégica de pessoas. Estratégia organizacional e a integração com os processos de gestão de pessoas.
Gestão do desempenho. Métodos tradicionais e contemporâneos. Emprego da avaliação de desempenho nos processos de gestão de pessoas.
Gestão por competências. Modelo de gestão estratégico de pessoas com base em competências. As competências nos níveis organizacionais. Mapeamento de competências e sua aplicação aos processos de gestão de pessoas.
Recrutamento e Seleção de pessoas. Instrumentos, técnicas e metodologias de recrutamento e seleção de pessoas.
Treinamento e desenvolvimento. O processo de treinamento. Educação corporativa.
Aprendizagem organizacional (Gestão do conhecimento)
Descrição, análise e avaliação de cargos. Gestão de carreira. Estrutura e tipos. Processo de sucessão e planejamento de carreira.
Remuneração e benefícios. Estrutura salarial. Planos de benefícios.
Qualidade de vida no trabalho. Modelos. Indicadores de qualidade de vida no trabalho.