A Pré-História – antiga idade da pedra ou paleolítico; nova idade da pedra ou neolítico; idade dos metais. Economia, Sociedade e Cultura na Antiguidade: as civilizações Oriente.
Grécia: a polis, Atenas, Esparta, civilização helenística; Roma: Realeza, República e Império.
As Civilizações bizantina e muçulmana. Medievo Africano
Formação e desenvolvimento do sistema feudal. A organização política feudal; os reinos cristãos da Península Ibérica. O crescimento comercial-urbano e a desagregação do feudalismo.
Formação e evolução das monarquias nacionais. A Renascença: a Reforma e a Contrarreforma
A política econômica mercantilista. A expansão marítimo-comercial e o processo de colonização da América, África e Ásia.
O reconhecimento geográfico e a exploração do pau-brasil; a ameaça externa e os primórdios da colonização. A organização político-administrativa. A presença holandesa. A agricultura de exportação como solução. A sociedade colonial; os indígenas e a reação à conquista; as lutas dos negros.
As revoluções burguesas do século XVII; Iluminismo e Despotismo. A Independência das Treze Colônias.
A expansão territorial; os tratados de limites. A interiorização da colonização; a mineração e a economia colonial. Os movimentos nativistas.
A Revolução Francesa; o período napoleônico; os movimentos de independência das Colônias Latino-americanas.
A crise do antigo sistema colonial e o processo de emancipação política do Brasil; o reconhecimento internacional. O processo político no Primeiro Reinado; as rebeliões provinciais; a abdicação de D. Pedro I. O centralismo político e os conflitos sociais do Período Regencial.
O ideal europeu de unificação nacional. A expansão e o universo capitalista; o apogeu da hegemonia europeia. A corrida imperialista
A evolução político-administrativa do Segundo Reinado; a política externa e os conflitos latino-americanos do século XIX. A sociedade brasileira da fase imperial, o surto do café, as transformações econômicas, a imigração, a abolição da escravidão, as questões religiosa e militar. As manifestações culturais; as ciências, as artes e a literatura no período imperial.
A Primeira Guerra Mundial; a Revolução Russa de 1917 e a formação da URSS.
Primeira República (1889-1930) e sua evolução político-administrativa; as dissidências oligárquicas e a Revolução de 1930; a vida econômica e os movimentos sociais no campo e nas cidades.
O período Entre Guerras; as democracias liberais e os regimes totalitários. A Segunda Guerra Mundial.
Guerra Fria A descolonização afro-asiática. A estrutura de espoliação da América Latina. A fase do Pós-Guerra; os oprimidos do Terceiro Mundo
Segunda República e sua trajetória político institucional; do Estado Novo ao golpe militar de 1964; a curta experiência parlamentarista a Constituição de 1946.
Ditadura civil-militar e Brasil Contemporâneo (1985 - )
O petróleo, o Oriente Médio e as lutas religiosas. Conflitos contemporâneos
Brasil Contemporâneo (1985 - )