Processo administrativo. Funções de administração. Planejamento, organização, direção e controle.
Evolução da administração. Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico. Visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Planejamento nas políticas públicas. Conceitos Árvore E. 2.1.3.1 2.1.3.6 04/06 básicos de planejamento. (Parte I)
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico. Visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Planejamento nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. (Parte II)
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização. Características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
Comunicação. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional. Indicadores de Desempenho. Tipo. Variáveis. Avaliação nas políticas públicas.
Cultura organizacional. Clima Organizacional.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. BPM.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas. Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade.
Grupos e equipes de trabalho.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas. Características, vantagens e desvantagens.
Capacitação e desenvolvimento de pessoas.
Análise e descrição de cargos.
Qualidade de Vida no Trabalho.
Administração Pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado.
Accountability. Governabilidade e governança
Transparência da administração pública; controle social e cidadania
Gestão por resultados na produção de serviços públicos
Gestão por resultados na produção de serviços públicos (Empreendedorismo Governamental)
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Processos participativos de gestão pública. Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Mudanças institucionais. Conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas. Construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. Tipos de avaliação. Análise custo-benefício e análise custo-efetividade.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social.
Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência);
Administração financeira e Orçamento