Noções de Funções administrativas: Planejamento, organização, direção e controle.
Organização. Organização: Conceito e tipos de estrutura organizacional.
Direção. Relações humanas. Relações interpessoais (Liderança)
Direção. Relações humanas. Relações interpessoais (Motivação)
Noções de Organização e Métodos (Gestão por processos)
Desenvolvimento de equipes de trabalho. Trabalho em equipe: Personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; fatores positivos do relacionamento; comportamento receptivo e defensivo; empatia; compreensão mútua.
Manuais Administrativos. Noções de Organização e Métodos (Conceitos gerais)
Administração de Pessoas (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
Administração de Pessoas (Gestão por competências)
Administração de Pessoas (Recrutamento e seleção)
Administração de Pessoas (Treinamento e Desenvolvimento)
Administração de Pessoas (Análise e descrição de cargos. Carreira)
Relações humanas. Relações interpessoais (Gestão de Conflitos)
Relações humanas. Relações interpessoais (Negociação)
Atendimento ao público: Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade. Postura profissional
Servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública (O papel do servidor)