4 Conceitos básicos e definições sobre Economia do Trabalho e mercado de trabalho: 4.1 População ocupada. 4.2 Trabalho profissional e trabalho doméstico. 4.5 Mercado de trabalho formal e informal.
4.4 Atores no mercado de trabalho. 4.6 Agentes econômicos. 4.7 Trabalho e empresa. (Oferta de trabalho)
4.4 Atores no mercado de trabalho. 4.6 Agentes econômicos. 4.7 Trabalho e empresa. 5.4 Custos não salariais. (Demanda por trabalho)
7 A intervenção governamental: 7.1 Política salarial e políticas de emprego. 7.2 Subsídios governamentais para investimentos em capital humano. 7.3 Salário-mínimo. 6 Estruturas de mercado: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e monopsônio.
5 Salário: 5.1 Capital Humano e investimento na qualificação: educação, profissionalização e treinamento; 5.2 Discriminação no mercado de trabalho e políticas antidiscriminatórias. 5.3 Segmentação no mercado de trabalho. 4.3 Orientação, formação e qualificação profissional.
1 A Sociologia do trabalho e seu objeto de estudo: 1.1 O trabalho como uma categoria do pensamento sociológico. 1.2 O Conceito de Trabalho. 3.1 O trabalho no pensamento clássico (Parte 1). 1.6 Divisão do trabalho e distribuição de tarefas. 3.3 Divisão social do trabalho. 3.4 Divisão sociossexual e racial do trabalho 1.7 Processo de trabalho e organização de trabalho. 1.8 O trabalho humano e sua evolução histórica: trabalho escravizado, trabalho feudal em servidão, trabalho livre desprotegido.
2 Fases históricas iniciais da industrialização: 2.1 Artesanato, manufatura, maquinofatura e mecanização da produção. 2.2 A Revolução Industrial e o capitalismo industrial. 2.4.1 O movimento operário.
3 O trabalho como categoria estruturante na sociedade capitalista: 3.1 O trabalho no pensamento clássico (Parte 2). 1.4 Exploração e alienação. 3.2 A teoria do valor-trabalho. 1.3 Trabalho: ação, necessidade e coerção. 1.5 Trabalho e progresso técnico. 2.3 Modelos de gestão e organização do trabalho: taylorismo, fordismo, toyotismo.
2.4 A organização dos trabalhadores e trabalhadoras: 2.4.1 O movimento operário. 2.4.2 Sindicalização e militantismo. 2.4.3 A ação sindical e sua tipologia. 2.4.4 A evolução do sindicalismo diante das transformações do mundo do trabalho. 2.4.5 Greves e conflitos trabalhistas.
2.5 A crise atual da sociedade do trabalho: 2.5.1 O processo de globalização, seus efeitos sociais e as novas cadeias produtivas. 2.3 Modelos de gestão e organização do trabalho: plataformas digitais e seus impactos no trabalhador e na sociedade. 2.5.2 O proletariado de serviços, as plataformas digitais, a inteligência artificial e o ciberproletariado. 2.5.3 A necessidade de novas competências, qualificações e as funções em extinção. 2.5.4 Flexibilização, informalidade, terceirização e precarização das condições de trabalho.
8 Psicologia social e aplicação no trabalho: 8.1 Relação entre indivíduo e sociedade. 8.2 Intervenções psicossociais em comunidades e organizações.
8.3 Psicologia social na saúde, educação, justiça e políticas públicas. 8.4 Promoção da mudança social e enfrentamento de problemas sociais.
8.5 Identidade pessoal, social, pertencimento e processos de categorização social. 8.6 Identidade de gênero, etnia, nacionalidade, entre outras.
8.7 Grupos e Dinâmicas de Grupo: 8.7.1 Formação e desenvolvimento de grupos. 8.7.2 Liderança, poder e influência dentro de grupos. 8.7.3 Processos de coesão e conflito em grupos.
9 Psicossociologia do contrato de trabalho: 9.1 Disciplina e saber operário. 9.2 Trabalho, motivação, satisfação e alienação.