Conceitos Gerais e Introdutórios
Planejamento e gestão estratégica: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Diagnóstico organizacional com uso de ferramentas. Estabelecimento de objetivos, metas. Métodos de desdobramento de objetivos e metas e elaboração de planos de ação e mapas estratégicos. Implementação de estratégias. Análise de cenários. Ferramentas de gestão pública. Metodologias de gestão e ferramentas de diagnóstico organizacional: Balanced Scorecard (BSC) e Matriz SWOT. (Parte I)
Planejamento e gestão estratégica: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Diagnóstico organizacional com uso de ferramentas. Estabelecimento de objetivos, metas. Métodos de desdobramento de objetivos e metas e elaboração de planos de ação e mapas estratégicos. Implementação de estratégias. Análise de cenários. Ferramentas de gestão pública. Metodologias de gestão e ferramentas de diagnóstico organizacional: Balanced Scorecard (BSC) e Matriz SWOT. (Parte II)
Comunicação na gestão pública. Gestão de redes organizacionais.
Indicadores organizacionais. Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise.
Comportamento organizacional e cultura organizacional.
Gestão de projetos. Conceitos básicos. Processos do PMBOK. Gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, de custos, da qualidade, de recursos humanos, de comunicações, de riscos, de aquisições, de partes interessadas. Definição de programas e projetos. Revisão de programas e projetos.
Inovação na gestão pública. (Empreendedorismo e Inovação)
Gestão de pessoas. Indicadores de gestão de pessoas, flexibilidade organizacional.
Gestão do desempenho. Metodologias para avaliação de desempenho. Programa de Gestão do Desempenho
Gerenciamento de conflitos. Gerenciamento de conflitos (negociação)
Transparência da administração pública; controle social e cidadania;
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Ciclo do PDCA (plan ou planejar, do ou fazer, check ou checar e act ou agir). Metodologia OKR (Objective Key Results): conceito e aplicação do sistema.
Programa de Gestão e Desempenho (Decreto 11.072/2022)
Gestão de riscos: princípios, objetos, técnicas, modelos nacionais e internacionais, integração ao planejamento. 5.1 Processo de Gestão de Riscos: comunicação, consulta, contextualização, identificação, análise, tratamento, monitoramento e retroalimentação. 5.2 Boas práticas de gestão de Riscos.
Articulação versus a fragmentação de ações governamentais. Dimensões da coordenação: intragovernamental, intergovernamental e governo-sociedade
Desenhos de serviços públicos (Somente em vídeo)
Auditorias.1.10 Divulgação de resultados e participação dos atores.
8 Compras governamentais. 8.1 Processos de compras e gestão de contratos. 8.3 Compras centralizadas
Controles interno e externo.
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais- LGPD (Lei nº 13.709/2018 e suas alterações e atualizações).
Sustentabilidade das contratações