Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. Processo administrativo. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Administração geral. Evolução da administração. Principais abordagens da administração (da clássica até a contingencial).
Planejamento. Planejamento estratégico. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced Scorecard (Parte I)
Planejamento. Planejamento estratégico. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced Scorecard (Parte II)
Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação. Flexibilidade organizacional
Controle e avaliação. Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas.
Gestão da qualidade. Excelência nos serviços públicos. Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo de excelência da gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens.
Análise e descrição de cargos.
Qualidade de vida no trabalho.
Administração Pública. O paradigma do cliente na gestão pública. Evolução da Administração Pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública (Parte I)
Administração Pública. O paradigma do cliente na gestão pública. Evolução da Administração Pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública (Parte II)
Gestão de resultados na produção de serviços públicos.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Sustentabilidade pública e acessibilidade.
Metodologias ágeis em gestão de pessoas.
certificação ISO 9000:2015