Legislação e Ética em Comunicação e Jornalismo - Legislação em comunicação social: Constituição da República, Código Brasileiro de Telecomunicações, Código de Ética do Jornalista. Papel social da comunicação: Ética. Leis que regem a imprensa e a radiodifusão. Direitos e deveres do jornalista.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - Tipologia, formatação e redação do texto jornalístico para diferentes meios. Gêneros de redação: definição, elaboração e análise de matéria, reportagem, entrevista, editorial, artigo, crítica, crônica, comentário, notas, coluna, pauta, espelho, roteiro, informativo, comunicado, carta e release. Especificidades do texto jornalístico para diferentes meios: a estrutura da pirâmide invertida, lead, tipos de lead, sub-lead, corpo e pé de matéria; o hipertexto e a leitura não linear no jornalismo online. Técnicas de redação e edição jornalísticas para diferentes meios. Titulação, legenda e edição de texto e imagem. Jornal impresso e revista: semelhanças e diferenças estruturais e editoriais. Especificidades dos meios impressos, eletrônicos e digitais. Conceitos de jornalismo. Conceitos de notícia. A política noticiosa. Fait-divers, antítese, multiplicidade e conexão de fatos, o sensacionalismo. Os critérios da noticiabilidade e os conceitos de ineditismo,
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - Tipologia, formatação e redação do texto jornalístico para diferentes meios. Gêneros de redação: definição, elaboração e análise de matéria, reportagem, entrevista, editorial, artigo, crítica, crônica, comentário, notas, coluna, pauta, espelho, roteiro, informativo, comunicado, carta e release. Especificidades do texto jornalístico para diferentes meios: a estrutura da pirâmide invertida, lead, tipos de lead, sub-lead, corpo e pé de matéria; o hipertexto e a leitura não linear no jornalismo online. Técnicas de redação e edição jornalísticas para diferentes meios. Titulação, legenda e edição de texto e imagem. Jornal impresso e revista: semelhanças e diferenças estruturais e editoriais.
Jornalismo digital - Jornalismo digital. O conceito de fluxo de informação. Informação online e exclusão digital. Conceito de portal e sua relação estratégica com as empresas jornalísticas. Conceitos e técnicas de usabilidade, empacotamento, personalização no jornalismo para a internet. A relação entre tecnologia e comunicação social. Massificação versus segmentação dos públicos. As características do webjornalismo e interação com o público por meio de redes sociais.
Telejornalismo e radiojornalismo
Comunicação organizacional - Políticas da Comunicação. A comunicação institucional.
Assessoria de Imprensa - Informação pública e informação privada; gerenciamento de crises institucionais e relacionamento com a mídia.
Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
História da Comunicação - História do jornalismo no Brasil: evolução tecnológica e seu impacto nas funções jornalísticas, linguagem jornalística, gêneros jornalísticos no Brasil.
Responsabilidade social da mídia - O papel e a responsabilidade social do jornalista e a mediação na sociedade informacional.
Teorias da Comunicação - Comunicação: teorias, conceitos e paradigmas.
Teorias do Jornalismo - Agenda Setting e newsmaking.
Comunicação e linguagem: gramática e ortografia da Língua Portuguesa aplicadas à prática comunicacional.