Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem estar, o Estado regulador (Parte I)
Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem estar, o Estado regulador (Parte II)
Accountability. Governabilidade e governança.
Transparência da Administração Pública. Controle social e cidadania.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. Tipos de avaliação. Análise custo-benefício e análise custo-efetividade.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e equidade social.
Planejamento nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Balanced Scorecard (BSC): principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. Referencial estratégico das organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise swot, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores (Parte I)
Planejamento nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Balanced Scorecard (BSC): principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. Referencial estratégico das organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise swot, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores (Parte II)
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Avaliação nas políticas públicas. Indicadores de desempenho. Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores (Controle)
Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos.
Excelência nos serviços públicos. O ciclo do planejamento em organizações (PDCA) – (Gestão da qualidade)
Gestão de pessoas por competências.