Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.
Planejamento. Planejamento estratégico. Planejamento nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT (Parte I)
Planejamento. Planejamento estratégico. Planejamento nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT (Parte II)
Comunicação. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Controle e avaliação. Avaliação nas políticas públicas.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. BPM. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas. Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos.
Gestão da qualidade. Excelência nos serviços públicos.
O paradigma do cliente na gestão pública (Parte I)
O paradigma do cliente na gestão pública (Parte II)
Accountability. Governabilidade e governança
Transparência da administração pública; controle social e cidadania
Gestão de resultados na produção de serviços públicos. Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Processos participativos de gestão pública. Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. Tipos de avaliação (Parte I)
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. Tipos de avaliação (Parte II)