Processo administrativo. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.
Evolução da administração. Principais abordagens da administração: da clássica à contingencial.
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Planejamento estratégico, tático e operacional (Parte I)
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Planejamento estratégico, tático e operacional (Parte II)
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens. Organização informal. Descentralização e delegação. Características básicas das organizações formais públicas modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
Comunicação administrativa. Comunicação. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Controle e avaliação
Ambiência, comportamento, clima e cultura organizacional.
Gestão de Processos: Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. Gestão de processos no setor público.
Gestão de Projetos: Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas. Gestão de projetos no setor público. Formulação de programas e projetos.
Gestão da Qualidade: Principais teóricos e suas contribuições. Modelos de excelência gerencial. Ferramentas de gestão da qualidade. Gestão da qualidade no setor público. Excelência nos serviços públicos.
Gestão de Pessoas: Objetivos, desafios e características. Equilíbrio organizacional.
Desempenho na gestão de pessoas.
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais técnicas de recrutamento e seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens.
Gestão, análise e descrição de cargos. Carreiras
Remuneração e Benefícios.
Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. O Estado oligárquico e patrimonial. O Estado autoritário e burocrático. O Estado do bem-estar. O Estado regulador. A nova gestão pública. O paradigma do cliente na gestão pública.
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930). Reformas administrativas e redefinição do papel do Estado. Reforma do serviço civil: mérito, flexibilidade e responsabilização. Reforma do aparelho do Estado. O paradigma do cliente na gestão pública.
Governabilidade e governança. Accountability.
Transparência na administração pública. Controle social e cidadania.
Governo eletrônico, transformação digital e inovação.
Gestão de resultados na produção de serviços públicos.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Intermediação de interesses: clientelismo, corporativismo e neocorporativismo.
Processos participativos de gestão pública. Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Descentralização e democracia. As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. Avaliações de custo-benefício e custo-efetividade. Participação pública e atores sociais. Gestão local, cidadania e equidade social (Parte I)
Descentralização e democracia. As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. Avaliações de custo-benefício e custo-efetividade. Participação pública e atores sociais. Gestão local, cidadania e equidade social (Parte II)
Identidade e imagem institucional.