Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Classificação e significação das palavras lexicais e gramaticais: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Gênero, número e grau dos substantivos e dos adjetivos.
Classificação e significação das palavras lexicais e gramaticais: preposições e conjunções.
Classificação e significação das palavras lexicais e gramaticais: pronomes.
Classificação e significação das palavras lexicais e gramaticais: verbos. Flexão em tempo, modo, número e pessoa. Emprego do infinitivo, do gerúndio e do particípio.
Classificação e significação das palavras lexicais e gramaticais: verbos. Correlação e vozes verbais.
Estrutura, derivação e composição das palavras: radical e tema; prefixação e sufixação; aglutinação e justaposição. Morfologia do nome e do verbo.
A oração e o período: termos essenciais, integrantes e acessórios.
Processos de coordenação e de subordinação; Correlação de termos e de orações.
Sentidos da pontuação. A frase, suas espécies e funções interacionais: frases declarativa, interrogativa, imperativa e exclamativa.
Sintaxe do nome e do verbo: concordância;
Sintaxe do nome e do verbo: regência.
Coerência textual: progressão temática; informação dada e informação nova; informação principal e informação secundária; informação implícita e informação pressuposta. Coesão textual: anáfora; retificação; substituição; elipse; repetição; redundância.
O significado lexical e suas relações: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia; polissemia, denotação, conotação, onomatopeias.
Compreensão e interpretação de textos. Elementos não verbais: relação entre imagem e texto; recursos gráficos e tipográficos. Formas de enunciação: estratégias de neutralidade; marcas de opinião; discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. Gêneros: composição típica; suportes; função social.
Unidade e diversidade da língua portuguesa: registros de uso na oralidade e na escrita; variação regional, variação social; norma padrão.
Atos de fala. Vocabulário latinismos, estrangeirismo e neologismo