Formas e Relações de Trabalho: Modos de Produção, Revolução Industrial e Modernização Permanente, As Bases do Trabalho, Organização do Mundo do Trabalho. Instituições e poder na América pré-colombiana: maias, incas e astecas, das tribos aos Estados.
Instituição e Movimentos Sociais: Relações de poder, construção e constituição do Estado, durante a Antiguidade Clássica. Estado e poder na Grécia e em Roma. 3. Estados germânicos, o Império Islâmico e a gênese do mundo medieval.
Idade Média: Instituições e poder na sociedade medieval: as monarquias feudais e os poderes locais (senhorios e cidades) e universais (Império e Papado).
4. Pensamento moderno: Humanismo e Renascimento. Reforma religiosa, contra-reforma e a ética capitalista.
Idade Moderna II: Capitalismo e Revolução Industrial. Ilustração e Despotismo Esclarecido e Revolução Francesa. Conservadorismo, Liberalismo e Nacionalismo. A formação dos Estados Nacionais: a Revolução Americana e Independência na América Espanhola. O imperialismo Norte-americano: do Destino Manifesto à expansão externa. Idade Moderna I: Estado Moderno e Absolutismo Monárquico.
Movimentos artísticos e culturais no mundo contemporâneo.
Idade Contemporânea: Imperialismo e Neocolonialismo: da partilha afro-asiática à Primeira Guerra Mundial. Estado socialista: União Soviética, China e Cuba. Estado totalitário: Nazismo, Fascismo e Stalinismo. A Segunda Guerra Mundial e a consolidação dos blocos antagônicos. Movimento de afirmações das minorias e a formação da consciência ecológica no mundo contemporâneo.
A Guerra Fria e as lutas pela democracia. Da descolonização à nova ordem mundial. Relações de poder, construção e constituição do Estado na América espanhola e anglo-saxônica, nos períodos "précolombiano", colonial e pós-independência.
Mercantilismo e Sistema Colonial.
O sistema de exploração colonial e a organização político-administrativa e militar na América Portuguesa. Período Colonial I.
O processo de Independência e a organização política do Estado brasileiro.
Da República de Espada à República Oligárquica. 34. A Revolução de 30 e as transformações sociais e econômicas.
República Populista e Ditadura Militar.
O Brasil da abertura política à globalização.
Instituições e poder na Amazônia no período colonial: as missões religiosas, a administração metropolitana e a política pombalina, em especial na região que compreende o atual estado do Amapá.Colonização do Estado do Amapá.
A Cabanagem e a Criação do Território Federal do Amapá.
Manifestações Populares e sincretismo cultural: fusão das culturas americana, africana e europeia na formação do Novo Mundo.