Legislação e ética em Comunicação Social e Jornalismo - Ética Profissional; Leis de regulamentação profissional. ética e legislação jornalística.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - O poder de comunicação; Técnicas de redação; Entrevistas: abordagens – conhecimentos técnicos; Fundamentos da Comunicação: conceitos; teorias da comunicação; redação e edição jornalística; linguagem jornalística em rádio, TV, jornal, revista e internet; teorias e técnicas de jornalismo; gêneros jornalísticos; técnicas de reportagem, entrevista e pesquisa jornalísticas; Os gêneros jornalísticos: informativo, opinativo, interpretativo, sensacionalista e de interesse humano. Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos para meios impressos, rádio, televisão, internet e intranet. O vocabulário jornalístico; jornalismo impresso; Os meios de comunicação: Rádio, Jornais, Cinemas, Revistas, Televisão, Internet;O Jornalismo; O profissional do Jornalismo;
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - O poder de comunicação; Técnicas de redação; Entrevistas: abordagens – conhecimentos técnicos; Fundamentos da Comunicação: conceitos; teorias da comunicação; redação e edição jornalística; linguagem jornalística em rádio, TV, jornal, revista e internet; teorias e técnicas de jornalismo; gêneros jornalísticos; técnicas de reportagem, entrevista e pesquisa jornalísticas; Os gêneros jornalísticos: informativo, opinativo, interpretativo, sensacionalista e de interesse humano. Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos para meios impressos, rádio, televisão, internet e intranet. O vocabulário jornalístico; jornalismo impresso; Os meios de comunicação: Rádio, Jornais, Cinemas, Revistas, Televisão, Internet;O Jornalismo; O profissional do Jornalismo;
Telejornalismo e radiojornalismo - radiojornalismo; telejornalismo;
Webjornalismo - Tópicos emergentes da comunicação: tecnologias da comunicação; comunicação on-line; mídias web e digitais; mídias sociais. As novas ferramentas de comunicação e a interação com os meios. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. jornalismo digital;
Comunicação organizacional - Assessoria de comunicação: estrutura básica; atribuições e funções. Comunicação Empresarial: conceito; planejamento estratégico; comunicação integrada; identidade e imagem corporativa; comunicação organizacional; públicos; comunicação de crise. Público alvo.
Assessoria de Imprensa - Assessoria de Imprensa: história, teoria e técnica; planejamento, produção e edição de publicações; publicações institucionais; planejamento de campanhas de divulgação institucional; planejamento e elaboração de media trainnings; relacionamento com a imprensa. Preparação de entrevista coletiva, release e clipping.
Responsabilidade Social da Imprensa - Direito e Responsabilidade Profissional;
Opinião pública - Opinião pública: canais de interação com o público em geral e com seus segmentos estratégicos.
Teorias da comunicação - O poder de comunicação; Os meios de comunicação e a sociedade; Os meios de comunicação e o seu ambiente social e econômico; Os meios de comunicação e o seu ambiente intelectual; As funções sociais do meio de comunicação;
História da Comunicação - História da comunicação. Fundamentos do Jornalismo: história, conceitos, características e elementos; A história do Jornalismo;
Comunicação pública - Comunicação pública: interfaces entre poderes públicos, sociedade e esfera pública não estatal.
Comunicação e mobilização social.
Ética na Publicidade (Parte 1) - Ética publicitaria.
Ética na Publicidade (Parte 2) - Ética publicitaria.
Produção gráfica - produção editorial e gráfica;
Eventos - Gestão de eventos: planejamento, componentes estratégicos, cerimonial público, questões legais e logísticas e mensuração de resultados.
Conceito de Internet - Parte I
Conceito de Internet - Parte II
Principais navegadores para Internet
Webmail, correio eletrônico
Pacote LibreOffice - Calc
Pacote LibreOffice - Writer
Pacote LibreOffice - Impress