O papel do gerente. Ambiente das Empresas. Funções administrativas: planejamento (estratégico, tático e operacional), organização, direção e controle. Processos organizacionais. Níveis administrativos
Fundamentos da administração. Evolução histórica. Enfoque comportamental. Novos paradigmas da administração (Teorias da administração)
Estratégia empresarial. Administração estratégica. Planejamento (estratégico, tático e operacional). Administração participativa. Análise administrativa. Planejamento Estratégico: conceitos. Princípios. Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. Elaboração e implementação do planejamento estratégico: diagnóstico estratégico. Missão, visão e valores. Análise externa e interna. Análise dos concorrentes. Objetivos e desafios empresariais. Estratégias empresariais. Controle e avaliação do planejamento estratégico (Parte I)
Estratégia empresarial. Administração estratégica. Planejamento (estratégico, tático e operacional). Administração participativa. Análise administrativa. Planejamento Estratégico: conceitos. Princípios. Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. Elaboração e implementação do planejamento estratégico: diagnóstico estratégico. Missão, visão e valores. Análise externa e interna. Análise dos concorrentes. Objetivos e desafios empresariais. Estratégias empresariais. Controle e avaliação do planejamento estratégico (Parte II)
Organização. Organizações do terceiro milênio: novos modelos das organizações. Departamentalização e descentralização, estruturas organizacionais. Distribuição do trabalho
A interação entre pessoas e organizações (Comunicação)
Controle. Alcance do controle
Desenvolvimento organizacional (Gestão da mudança)
Alguns aspectos das decisões (Processo decisório)
Administração na era digital: processos organizacionais, reengenharia, benchmarking. Métodos e processos. Processos empresariais. Gestão de processos
Administração da qualidade. Novas tecnologias gerenciais, aplicação e impacto nas organizações. O cliente na gestão pública e a excelência em serviços públicos.
A interação entre pessoas e organizações (Trabalho em equipe)
Organização Sistemas e Métodos. Formulários, layout, manuais e organização. Sistema de informações gerenciais: conceitos básicos
Administração de Recursos Humanos. O sistema de administração de recursos humanos. Monitoração de recursos humanos
Recrutamento e seleção de pessoal.
Treinamento e desenvolvimento de pessoal.
Desenho, descrição e análise de cargos.
Administração de salários e planos de benefícios.
Qualidade de vida no trabalho.
A interação entre pessoas e organizações (Gestão de Conflitos)
A interação entre pessoas e organizações (Negociação)
25 Modelos de administração pública. Histórico, evolução e reformas da administração pública no Brasil (Parte I)
Modelos de administração pública. Histórico, evolução e reformas da administração pública no Brasil (Parte II)
Governabilidade, governança e accountability.
Noções de políticas públicas (Parte I)
Noções de políticas públicas (Parte II)
O cliente na gestão pública e a excelência em serviços públicos (Atendimento)
Ética e responsabilidade social na administração. Ética e responsabilidade social.