Legislação e ética em Comunicação Social e Jornalismo - Legislação sobre Comunicação Social no Brasil. Legislação e ética em jornalismo: linguagem jornalística em rádio, tv, jornal, revista e internet.
Conceitos do Jornalismo (PARTE 1) - Redação Jornalística. Titulação, manchetagem, olho, retranca, suíte. Modalidades de entrevista. Titulação. Características do texto jornalístico: uso correto dos verbos; a estrutura da notícia; números e siglas. As diversas formas de jornalismo (impresso, on- line, radiojornalismo, telejornalismo) e seu papel no mundo global. Gêneros de redação jornalística. Conceitos de notícia e elementos do jornalismo
Conceitos do Jornalismo (PARTE 2) - Redação Jornalística. Titulação, manchetagem, olho, retranca, suíte. Modalidades de entrevista. Titulação. Características do texto jornalístico: uso correto dos verbos; a estrutura da notícia; números e siglas. As diversas formas de jornalismo (impresso, on- line, radiojornalismo, telejornalismo) e seu papel no mundo global. Gêneros de redação jornalística. Conceitos de notícia e elementos do jornalismo.
Webjornalismo - Articulação dos códigos comunicacionais nas novas mídias. O profissional de imprensa e as novas tecnologias.
Radiojornalismo e Telejornalismo - Técnicas de redação de notícias para radiojornalismo e telejornalismo. Técnicas de entrevista para programas jornalísticos de rádio e televisão. Tipos de entrada do repórter em matérias de tele e radiojornalismo. Ambiente, enquadramento e planos no telejornalismo. Imagens de apoio no telejornalismo. Planejamento de um telejornal. Planejamento de um rádio jornal. Movimento de câmera, uso e tipos de microfones.
Assessoria de imprensa - O papel do assessor de imprensa nos órgãos públicos e na iniciativa privada. A produção de notícias e as rotinas de assessoria de imprensa. Administração de crise. Planejamento e elaboração de media trainnings. Relacionamento com a imprensa. Estratégias de publicações jornalísticas empresariais. Clipping. Produção de releases, comunicados e notas oficiais: critérios de noticiabilidade. Técnicas para contactar autoridades públicas em seus vários níveis, representantes de imprensa, órgãos de impressa nacional e estrangeira, prestando e colhendo informações sobre assuntos específicos do órgão. Assessoria de Imprensa: história, teoria e técnica. História e conceitos em publicações institucionais. Planejamento de campanhas de divulgação institucional.
Comunicação pública - Comunicação Pública. Comunicação governamental no Brasil. A comunicação pública: conceito e aplicação na administração pública. O exercício da cidadania como reflexo da comunicação pública
Produção gráfica - Edição: sistemas de fechamento, possibilidades técnicas (selos, tarjas, infografia, fios, olhos, olhos-legenda, textos-legenda, ilhas, boxes, quadros, insert fotográfico, retículas). Planejamento, produção e edição de publicações.
Comunicação organizacional - Veículos e ferramentas de comunicação interna e externa (house organ, intranet, revista, mural, newsletter, Redes Sociais). Comunicação Organizacional. Planejamento em Comunicação Institucional. Identidade e Imagem Institucional. Comunicação institucional em redes sociais.
Teorias da Comunicação - Comunicação: conceitos, paradigmas e teorias. Comunicação e jornalismo: modelos teóricos de comunicação e os processos de significação.
História da comunicação social - História da imprensa brasileira.
Teorias do Jornalismo - Teorias e técnicas de jornalismo
Opinião Pública - Teorias da opinião pública.
Pesquisa em Comunicação Social - Tipos e técnicas de pesquisas de opinião.
Conceitos Fundamentais de Arquivologia: Introdução à Arquivologia; Princípios Arquivísticos; Natureza e Classificação dos Arquivos; Arquivos Públicos, Privados e Pessoais; Arquivos e Cidadania.
Documentos Arquivísticos: Conceitos de Documentos; Classificação dos Documentos; Correspondência; Diplomática e Tipologia Documental; Análise tipológica dos documentos de arquivos; Documentos Modernos.
Ciclo Vital dos Documentos: Teoria das Três Idades; Valores Primário e Secundário; Arquivo Corrente, Intermediário e Permanente; Funções Arquivísticas: Criação/Produção, Classificação, Avaliação, Descrição, Aquisição, Difusão e Preservação.
Sistemas e Métodos de Arquivamento: Organização e Administração de Arquivos; Operações de Arquivamento: Inspeção, Estudo ou Leitura, Classificação, Codificação, Ordenação, Guarda de Documentos; Tipos, Sistemas e Métodos de Arquivamento (Métodos Básicos e Padronizados de Arquivamento); Modelos de Arquivos e Pastas; Acondicionamento e Armazenamento de Arquivos.
Gestão de Documentos e Arquivo Corrente: Gestão de Documentos (Conceitos e Objetivos); Fases da Gestão de Documentos; Programas e Sistemas de Gestão de Documentos; SIGA – Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo; Fundamentos legais de gestão de documentos; Arquivos Correntes (Definições e Conceitos de Arquivos Correntes. Introdução ao Protocolo).
Atividades de Protocolo: Introdução ao Protocolo; Recebimento, Classificação, Registro; Distribuição, Expedição e Controle de Tramitação; Autuação; Procedimentos Gerais de Protocolo; Orientações Gerais de Protocolo.
Gestão Arquivística Digital: Documentos Eletrônicos e Digitalização; Gerenciamento Eletrônico de Documentos; SIGAD - Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos; e-ARQ; RDC-Arq e OAIS; Legislação Documentos Eletrônicos; Governo Digital / e-Gov; Microfilmagem.
Terminologia Arquivística Aplicada. DBTA em videoaulas.
Pegadinhas de Arquivologia! Videoaulas com questões recorrentes e as principais Pegadinhas das bancas em Arquivologia.
Questões INSTITUTO SELECON de Arquivologia resolvidas e comentadas em videoaulas.