Comunicação na CF/88 e Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Regulamentação da Profissão do Jornalista - Direito e Responsabilidade Profissional; Ética Profissional; O poder de comunicação; Leis de regulamentação profissional.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - Os meios de comunicação: Rádio, Jornais, Televisão, Internet; O Jornalismo; O profissional do Jornalismo; O vocabulário jornalístico; Técnicas de redação; Entrevistas: abordagens – conhecimentos técnicos; Público alvo. Os gêneros jornalísticos: informativo, opinativo, interpretativo, sensacionalista e de interesse humano. Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos para meios impressos, rádio, televisão, internet e intranet.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - Os meios de comunicação: Rádio, Jornais, Televisão, Internet; O Jornalismo; O profissional do Jornalismo; O vocabulário jornalístico; Técnicas de redação; Entrevistas: abordagens – conhecimentos técnicos; Público alvo. Os gêneros jornalísticos: informativo, opinativo, interpretativo, sensacionalista e de interesse humano. Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos para meios impressos, rádio, televisão, internet e intranet.
Telejornalismo e radiojornalismo - Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos para meios impressos, rádio, televisão, internet e intranet.
Webjornalismo - Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos.
Assessoria de imprensa - Assessoria de comunicação: estrutura básica; atribuições e funções. Preparação de entrevista coletiva, release e clipping.
Opinião pública - Opinião pública: canais de interação com o público em geral e com seus segmentos estratégicos.
Comunicação Pública - Comunicação pública: interfaces entre poderes públicos, sociedade e esfera pública não estatal.
Teorias da Comunicação - Os meios de comunicação e a sociedade; Os meios de comunicação e o seu ambiente social e econômico; Os meios de comunicação e o seu ambiente intelectual; As funções sociais do meio de comunicação;
Teorias do Jornalismo - Os meios de comunicação e a sociedade; Os meios de comunicação e o seu ambiente social e econômico; Os meios de comunicação e o seu ambiente intelectual; As funções sociais do meio de comunicação;
História da comunicação - A história do Jornalismo;
Ética publicitária - Parte 1
Ética publicitária - Parte 2
Regulamentação da profissão de publicitário - Leis de regulamentação profissional.