COMUNICAÇÃO SOCIAL NA CF/88, CÓDIGO DE ÉTICA DA RADIODIFUSÃO BRASILEIRA E CÓDIGO DE ÉTICA DOS JORNALISTAS BRASILEIROS - Ética e Deontologia no Jornalismo. Direito à Informação. Jornalismo e direitos fundamentais. Ética dos Meios de Comunicação.
Conceitos do jornalismo (parte 1) - Jornalismo opinativo. Jornalismo informativo. Fontes do jornalismo. Princípio da impessoalidade na informação pública. Estrutura dos diversos meios de comunicação: jornal, rádio, televisão, revista. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem. Técnicas de redação de notícias. Técnicas de entrevista para programas jornalísticos de rádio e televisão e web. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, pauta, informativo, release.
Conceitos do jornalismo (parte 2) - Jornalismo opinativo. Jornalismo informativo. Fontes do jornalismo. Princípio da impessoalidade na informação pública. Estrutura dos diversos meios de comunicação: jornal, rádio, televisão, revista. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem. Técnicas de redação de notícias. Técnicas de entrevista para programas jornalísticos de rádio e televisão e web. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, pauta, informativo, release.
Comunicação digital - Jornalismo digital: técnicas de edição de conteúdo e de análise de audiência. Estrutura e planejamento das edições de conteúdos noticiosos para internet e outros dispositivos móveis. Arquitetura da informação no ambiente digital. Participação do público e a interatividade, usando web. Redes Sociais: Seleção e edição de imagens e sons, redação e roteirização de produtos em redes sociais.
WEBJORNALISMO - Jornalismo digital: técnicas de edição de conteúdo e de análise de audiência. Estrutura e planejamento das edições de conteúdos noticiosos para internet e outros dispositivos móveis. Arquitetura da informação no ambiente digital. Participação do público e a interatividade, usando web. Redes Sociais: Seleção e edição de imagens e sons, redação e roteirização de produtos em redes sociais.
TELEJORNALISMO E RADIOJORNALISMO - Técnicas de redação jornalística para televisão: roteirização, espelho, script, marcações de página, inserções de caracteres, descrição de imagem, elaboração de offs,hierarquização da informação, casamento de texto com imagem, inserção de sonoras. Nomenclatura dos tipos específicos de texto e matérias para telejornal: boletim, stand-up, nota, nota coberta, reportagem, documentário, grande reportagem, link. Nomenclaturas do telejornalismo: off, sonora, passagem, encerramento, cabeça, escalada, passagem de bloco.
RESPONSABILIDADE SOCIAL NO JORNALISMO - Jornalismo e responsabilidade social
ASSESSORIA DE IMPRENSA - Assessoria de imprensa. Assessoria de comunicação: O assessor de comunicação e a relação com o público, a comunidade, as fontes, a mídia e os profissionais. Jornalismo institucional: projeto, etapas, finalização.
OPINIÃO PÚBLICA - Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
PESQUISA EM COMUNICAÇÃO - Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Jornalismo e Direitos autorais.
Comunicação organizacional.