Conceitos gerais de administração
Teoria clássica da administração, teoria da burocracia e teoria neoclássica da administração.
Planejamento nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Administração participativa. Referencial Estratégico das Organizações: análise de ambiente interno e externo; ferramentas de análise de ambiente: análise swot ou análise PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), análise de cenários, matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência); negócio, missão, visão de futuro, valores (Parte I)
Planejamento nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Administração participativa. Referencial Estratégico das Organizações: análise de ambiente interno e externo; ferramentas de análise de ambiente: análise swot ou análise PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), análise de cenários, matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência); negócio, missão, visão de futuro, valores (Parte II)
Estruturas organizacionais: gerenciamento e flexibilidade.
Avaliação nas políticas públicas. Produtividade, eficiência, eficácia, efetividade (Controle)
Gestão de mudanças organizacionais
Gerenciamento do processo de tomada de decisão.
O ciclo do planejamento em organizações (PDCA). Enfoque sistêmico e por processos das organizações (Gestão por processo)
Formulação de programas e projetos; avaliação de programas e projetos (Gestão de projetos)
Desenvolvimento de equipes (trabalho em equipe)
Gestão de pessoas (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
Gestão de pessoas (Gestão de desempenho)
Gestão de pessoas (Recrutamento e seleção)
Gestão de pessoas (Treinamento e Desenvolvimento)
Gestão de pessoas (Análise e descrição de cargos. Carreira)
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania.
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva.
Formulação de políticas públicas. Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação e implementação de políticas. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros; tipos de avaliação; análise custo-benefício e análise custo-efetividade (Parte I)
Formulação de políticas públicas. Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação e implementação de políticas. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros; tipos de avaliação; análise custo-benefício e análise custo-efetividade (Parte II)