1 Microeconomia. Conceitos Fundamentais- Agentes econômicos, mercados, escolha e custo de oportunidade. Modelos Econômicos: Curva de Possibilidade de Produção. 1 Microeconomia (Teoria dos preços). Lei da Demanda / Curva de demanda / Fatores que afetam a demanda. Lei da Oferta / Curva de Oferta / Fatores que afetam a Oferta. Equilíbrio de Mercado / Estática Comparativa. Intervenções do governo nos mercados / Excedente do Consumidor / Excedente do Produtor/Peso Morto. Intervenções do governo nos mercados / Subsídios / Cotas / Preços máximo e mínimo.
1.2.3 Elasticidade-preço da oferta. 1.1.4 Elasticidade-preço e elasticidade-renda. (Elasticidade preço da demanda. Elasticidade renda / Elasticidade preço cruzada / Elasticidade preço da oferta).
1.1 Demanda do Consumidor. 1.1.1 Preferências do Consumidor. 1.1.2 Equilíbrio do consumidor. 1.1.3 Curva de demanda. 1.3.3 Tipos de bens. Restrição Orçamentária. Demanda / Curva de Preço Consumo / Curva de Renda Consumo.
1.2. Oferta do Produtor. 1.2.1 Fatores de produção. 1.2.2 Função de produção. Derivadas / A importância da compreensão sobre derivadas em economia / Principais técnicas de derivação. Curto prazo e longo prazo. Produto Médio / Produto Marginal / Lei dos Rendimentos Decrescentes. Produção no longo prazo: Isoquantas e Isocusto / Escolha da firma. Rendimentos de Escala / Grau de homogeneidade da função de produção / Elasticidade de substituição.
Da produção para o custo / Custos no curto prazo / Custo Fixo / Custo Variável / Custo total / Custos Médios / Custo Marginal. Custos no Longo Prazo / Economias e Deseconomias de escala / Economias e deseconomias de escopo. Teoria dos Lucros / Maximização dos lucros.
1.3 Tipos de Mercados e de bens (concorrência perfeita). 1.3.1 Concorrência perfeita. 1.3.2 Determinação de preços e quantidades de equilíbrio em concorrência perfeita
1.3 Tipos de Mercados e de bens (monopólio). 1.3.1 Monopólio. 1.3.2 Determinação de preços e quantidades de equilíbrio em monopólio.
1.3 Tipos de Mercados e de bens (oligopólio e concorrência monopolística). 1.3.1 Oligopólio. 1.3.2 Determinação de preços e quantidades de equilíbrio em oligopólio.
1.3.4 Bens públicos. 1.3.5 Bens rivais. 1.3.6 Recursos comuns e Bens comuns. 1.3.7 Externalidades. Falhas de Mercado. Informações assimétricas.
2 Macroeconomia. 2.1 Contabilidade Nacional. 2.1.1 Os conceitos de renda e produto. 2.1.4 Agregados macroeconômicos: identidades básicas das contas nacionais. Produto / Renda / Consumo / poupança / Investimento / Despesa. Absorção Interna / Identidades Macroeconômicas / Déficit Público. Conceitos de produto / Mensuração do PIB / Excedente Operacional Bruto / Problemas com o uso do PIB. Sistema de Contas Nacionais / Tabela de Recursos e Usos / Contas Econômicas Integradas.
2.1.2 Teorias clássica de determinação da renda. 2.5.6 Moeda e preços no longo prazo. 2.5.7 Teoria Quantitativa da Moeda. Economia Clássica.
2.1.2 Teorias keynesiana de determinação da renda. 2.3.9 Consumo, investimento, poupança e gasto do governo. Economia Keynesiana / Condições para o Produto de Equilíbrio / Determinação da Renda Nacional. Multiplicador Keynesiano / Teorema do Orçamento Equilibrado / Intensidade dos Instrumentos de Política Fiscal.
2.3 Economia do Setor Público e Política Fiscal. 2.3.1 Gastos e receitas do governo. 2.3.2 Política orçamentária e equilíbrio orçamentário. 2.3.3 Conceitos de superávit e déficit público. 2.3.4 Abordagem Ricardiana da Dívida Pública. 2.3.5 Endividamento e responsabilidade fiscal. 2.3.6 Papel do Governo. 2.3.7 Objetivos e instrumentos de política fiscal. 2.3.8 Efeitos fiscais sobre a política monetária.
2.5 Teoria e Política monetária. 2.5.1 Funções da moeda. 2.5.2 Criação e distribuição de moeda. 2.5.3 Oferta da moeda e mecanismos de controle. 2.5.4 Procura da moeda. Multiplicador Monetário / Instrumentos de Política Monetária. Equilíbrio Monetário. Contas do Sistema Monetário. 2.6 Política Monetária. 2.6.1 Papel do Banco Central. 2.6.2 Objetivos e instrumentos de política monetária. 2.6.3 Inflação e Taxa de Juros. 2.6.4 Política Monetária Não-Convencional. 2.6.5 Conceitos Básicos da Regulação e Supervisão do Sistema bancário, financeiro e do Mercado de Capitais.
2.1.2 Teorias keynesiana de determinação da renda. Modelo IS-LM. Curva IS / Deslocamento da Curva IS / Inclinação da Curva IS. Curva LM / Deslocamento da Curva LM / Inclinação da Curva LM Modelo IS-LM / Equilíbrio nos mercados / Políticas Econômicas Modelo IS-LM / Efeito deslocamento / Eficácia das políticas fiscal e monetária / Casos Especiais.
3.2 Macroeconomia aberta. 3.2.1 Os fluxos internacionais de bens, capitais e serviços. 2.2 Contas externas. 2.2.1 Os conceitos de déficit e superávit nas contas externas. 2.2.2 Balanço de pagamentos: a conta de transações correntes, a conta de capital e financeira. 2.2.3 Indicadores de Liquidez Externa. 2.2.4 Indicadores de Solvência Externa. / Contabilização / Estrutura do BP / Exemplos de Lançamento.
3.2.2 Regimes de câmbio. 3.2.3 Taxa de câmbio nominal e real. 3.2.4 Determinantes da Política Cambial / Taxa de câmbio e regimes cambiais / Oferta de divisas / Demanda de divisas Balanço de Pagamentos / Regimes Cambiais / Relação entre taxa de juros e câmbio / Relação entre inflação e câmbio Termos de Troca / Ajustes no BP / Taxa real vs Taxa nominal de câmbio / Paridade de poder de compra.
2.4 O modelo IS-LM-BP. Modelo IS-LM-BP / Curva BP / Equilíbrio simultâneo Modelo IS-LM-BP / Efeito das políticas econômicas no regime de câmbio fixo Modelo IS-LM-BP / Efeito das políticas econômicas no regime de câmbio flutuante Modelo IS-LM-BP / Os déficits gêmeos.
2.1.3 Oferta e demanda agregadas. 2.5.5 Tipos de Inflação. 2.8 Emprego e renda 2.8.1 Conceito de Desemprego. 2.8.2 Tipos de Desemprego. 2.8.3 Determinação do nível de emprego. 2.8.4 Indicadores do mercado de trabalho. 2.8.5 Lei de Okun. Modelo OA – DA. A Curva de Demanda agregada / Respostas das mudanças na DA / A Curva de Oferta agregada curto prazo / A curva de oferta agregada Longo Prazo / Equilíbrio entre OA e DA / Neutralidade da moeda Modelo OA - DA / Choques. Inflação e Desemprego / Inflação / Tipos de Inflação / Inflação e Desemprego / Desemprego / Tipos de Desemprego Inflação e Desemprego / Curva de Philips Inflação e Desemprego / O papel das expectativas.
2.7 Crescimento e Desenvolvimento Econômico. 2.7.1 Teorias de Crescimento Econômico. 2.7.2 O papel da inovação no crescimento econômico: os modelos Solow e Schumpeteriano. Modelos de Crescimento Econômico /Crescimento vs desenvolvimento / Modelo de Solow / O papel da poupança Modelos de Crescimento Econômico / Modelo de Solow / O estado estacionário Modelos de Crescimento Econômico / Modelo de Solow / A regra de ouro Modelos de Crescimento Econômico / Modelo de Solow / O crescimento populacional / O progresso tecnológico.
4 História econômica brasileira. 4.1 A economia brasileira no Século XIX. 4.1.1 A economia cafeeira. 4.2 Primeira República. 4.2.1 Políticas econômicas e evolução da economia brasileira. 4.2.2 Crescimento industrial. 4.2.3 Políticas de valorização do café.
4.3 A Industrialização Brasileira no Período 1930-1945. 4.3.1 O Modelo de Industrialização por Substituição de Importações (ISI) 4.3.2 Falhas e Críticas ao Modelo de Industrialização por Substituição de Importações (ISI).
4.4 A década de 1950. 4.4.1 O Plano SALTE. 4.4.2 O Plano de Metas. 4.4.3 O pós-guerra e a Nova Fase de Industrialização. 4.5 O Período 1962-1967. 4.5.1 A desaceleração no crescimento. 4.5.2 O Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social. 4.5.3 Reformas do Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG). 4.5.4 A Importância das reformas do PAEG para a retomada do crescimento em 1968.
4.6 A retomada do crescimento 1968-1973. 4.6.1 Causas do "Milagre Econômico". 4.6.2 O Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND). 4.7 Desaceleração econômica e o segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). 4.8 A crise dos anos oitenta. 4.8.1 A interrupção do financiamento externo e as políticas de ajuste. 4.8.2 Aceleração inflacionária e os planos de combate à inflação. 4.8.3 O debate sobre a natureza da inflação no Brasil.
4.9 Economia Brasileira nos anos noventa. 4.9.1 Abertura (comercial e financeira) parcial da economia brasileira. 4.9.2 O Plano Real.
3 Economia internacional. 3.1 Teorias de Comércio. 3.1.1 Teorias clássicas, Neoclássicas e contemporâneas do comércio internacional. 3.1.2 O comércio intrafirma e intrassetorial. 3.1.3 O papel das economias de escala e da concorrência imperfeita para o comércio internacional. 3.1.4 A crítica de Prebisch e da Cepal. 3.1.5 Deterioração dos termos de troca.
3.2.5 A relação poupança externa-crescimento econômico. 3.2.6 A relação câmbio-juros-inflação. 3.3 Efeitos de tarifas, quotas, subsídios e outros instrumentos de política comercial.
5 Bancos digitais, meios de pagamento e os desafios da transição do "dinheiro de plástico" para o "dinheiro digital" na economia do século XXI.