Excedente do consumidor. Demanda de mercado.
I - MICROECONOMIA: Preferências do consumidor. Restrição orçamentária. Escolha do consumidor. Efeito renda e efeito substituição.
Funções de produção da firma e rendimentos de escala. Custos de produção e função custo. Escolha da firma. Curvas de custo de curto e de longo prazo.
Trocas puras e com produção. Curva de oferta da firma e da indústria de curto e de longo prazo. Concorrência perfeita. Monopólio. Concorrência monopolística. Oligopólio.
Informação assimétrica. Externalidades. V - ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO: Falhas de Mercado. Bens públicos, semipúblicos e privados. Externalidades. Funções do Estado. Políticas de bem-estar social.
III- MACROECONOMIA: Sistemas de Contas Nacionais.
Balanço de pagamentos. Investimento estrangeiro direto.
Política fiscal: equivalência ricardiana, dinâmica da dívida e superávit primário. Política monetária: funções da moeda e determinação das taxas de juros. Banco Central e instrumentos de política monetária.
Oferta e demanda agregada: rigidez de preços e de salários. Teorias da inflação. Curva de Phillips. Papel das expectativas. Modelo de metas de inflação.
Paridade do poder de compra e taxa de câmbio real. Paridade coberta e descoberta da taxa de juros.
Modelo IS-LM-BP e os dilemas da política macroeconômica.
IV - ECONOMIA INTERNACIONAL: Teorias do comércio internacional: vantagens absolutas e vantagens comparativas. Modelo de Heckscher-Ohlin. Novas abordagens de comércio internacional: rendimentos crescentes e concorrência imperfeita. Vantagens comparativas dinâmicas. Livre-comércio e protecionismo. Instrumentos de política comercial.
Princípios gerais de tributação.
Cálculo do deficit público: necessidade de financiamento do setor público nos conceitos primário, nominal e operacional.
VI - ECONOMIA BRASILEIRA: Economia brasileira no pós-guerra. Plano de Metas e a industrialização pesada. Reformas estruturais no início do governo militar: PAEG e reforma do sistema financeiro.
Milagre econômico (1968-1973). O primeiro choque do petróleo e o II PND. Crise da dívida externa.
Inflação e planos de estabilização na década de 1980. Reformas econômicas da década de 1990: abertura comercial, financeira e privatizações. Plano Real. Crise e ajuste pós-1999: regime de câmbio flutuante, metas de inflação e ajuste fiscal (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Políticas sociais dos anos 2000. Crise de 2008: impactos e respostas da política econômica. Crise econômica global de 2008 e crise europeia de 2011: diagnósticos e políticas de superação. Tópicos especiais: (i) políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior a partir de 1990; (ii) características do sistema tributário brasileiro; (iii) marco regulatório a partir de 1990: papel das agências reguladoras e do CADE; (iv) papel do BNDES e sua atuação em diferentes momentos da economia brasileira.