Ética em Jornalismo - 6.9 Legislação e ética: direitos e deveres, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. 2.7 Ética na comunicação;
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - 6. Conteúdo noticioso: 6.1 O processo de produção da notícia; 6.1.1 Pautas, fontes, métodos de apuração e pesquisa jornalística; 6.2 Técnicas de entrevista e elaboração da reportagem; 6.2.1 Verificação de dados, checagem e triangulação de fontes; 6.3 A linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, título, subtítulo, antetítulo e intertítulo; 6.4 Critérios de noticiabilidade e valores-notícia; 6.5 Jornalismo multimeios; 7.4 Os veículos: jornal, revista, televisão, rádio, empreendimentos jornalísticos digitais;
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - 6. Conteúdo noticioso: 6.1 O processo de produção da notícia; 6.1.1 Pautas, fontes, métodos de apuração e pesquisa jornalística; 6.2 Técnicas de entrevista e elaboração da reportagem; 6.2.1 Verificação de dados, checagem e triangulação de fontes; 6.3 A linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, título, subtítulo, antetítulo e intertítulo; 6.4 Critérios de noticiabilidade e valores-notícia; 6.5 Jornalismo multimeios; 7.4 Os veículos: jornal, revista, televisão, rádio, empreendimentos jornalísticos digitais;
Radiojornalismo e Telejornalismo - 6.5 Jornalismo multimeios; 7.4 Os veículos: jornal, revista, televisão, rádio, empreendimentos jornalísticos digitais;
Webjornalismo - 5.4 Ferramentas de busca e linguagem SEO; 11.10 Noções de Webdesign; 11.11 Interface do usuário (Ui) e experiência do usuário (Ux), usabilidade e avaliação; 6.5 Jornalismo multimeios; 6.8 Fake News; 7.4 Os veículos: jornal, revista, televisão, rádio, empreendimentos jornalísticos digitais;
5.8 Comportamento do consumidor.
1. Fundamentos da Comunicação: 1.1 A comunicação na cultura contemporânea; as teorias contemporâneas da comunicação: teorias da comunicação de massa, teoria crítica, estudos culturais e economia política da comunicação. 6.6 Conceitos de imparcialidade, opinião e informação; 6.7 Sentido social da notícia;
História da Comunicação - 1.2 Os canais (veículos) de comunicação, sua história e seu comportamento; o processo de comunicação; integração global e novos meios de comunicação;
Pesquisa em comunicação - 4.5 O mapeamento e relacionamento com os públicos para a imagem e reputação; 8.5 Métodos de pesquisas qualitativa e quantitativa - offline e on-line; 8.6 Fundamentos de pesquisa de opinião pública e marketing. 4.8 Auditoria de imagem e mensuração de reputação.
Opinião Pública - 1.3 Teoria da opinião pública; 8.4 Conceituação de público e de opinião pública;
Comunicação Pública - 2. Comunicação Pública: 2.1 A comunicação pública, sua finalidade e suas abordagens de interesse público e governamental; 2.2 Tipos e instrumentos da comunicação pública; 2.8 Comunicação pública em redes sociais.
Produção gráfica - 10.8 Produção gráfica (noções): pré-impressão, impressão e acabamento; 10.11 Fundamentos da cor relacionados à comunicação e aos processos de produção gráfica e distribuição digital;
Assessoria de Imprensa - 7. Assessoria de imprensa: 7.1 Conceito, finalidade, produtos e serviços; 7.2 Meios de divulgação: entrevista coletiva, entrevista exclusiva, press release, press kit etc; 7.3 Relacionamento e atendimento à imprensa; 4.6 Cultura de prevenção e gestão de riscos de imagem; 4.7 Crise de imagem; 4.7.1 Comunicação de crise, relações com a mídia e relações em rede; 4.7.2 Estratégias, ferramentas, monitoramento e o pós-crise;
Conceitos de Publicidade (Parte 1) - 9. Publicidade: 9.1 Conceitos, teorias e técnicas da publicidade; 9.2 Processos de criação em publicidade: imagens, argumentos e roteiros; 9.3 Noções de direção de arte; 9.4 Redação publicitária nos diferentes meios de comunicação; 9.8 A estrutura de agências de publicidade; 9.9 Concorrência entre anúncio publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de uma empresa; 9.10 Planejamento de mídia; 9.11 O briefing publicitário; 9.12 Análise e mensuração de resultados de campanhas publicitárias.
Conceitos de Publicidade (Parte 2) - 9. Publicidade: 9.1 Conceitos, teorias e técnicas da publicidade; 9.2 Processos de criação em publicidade: imagens, argumentos e roteiros; 9.3 Noções de direção de arte; 9.4 Redação publicitária nos diferentes meios de comunicação; 9.8 A estrutura de agências de publicidade; 9.9 Concorrência entre anúncio publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de uma empresa; 9.10 Planejamento de mídia; 9.11 O briefing publicitário; 9.12 Análise e mensuração de resultados de campanhas publicitárias.
Comunicação organizacional - 12.Comunicação organizacional: 12.1 Gestão estratégica da comunicação organizacional; 12.2 Comunicação interna; Veículos internos, intranet e campanhas de endomarketing (motivação e comprometimento); 12.3 Planejamento editorial de publicações internas; 13.2 Comunicação organizacional integrada; 13.3 Comunicação dirigida; 3. Planejamento de Comunicação Organizacional: 3.1 Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional; 3.2 Pesquisa e construção do diagnóstico estratégico; 3.3 Determinação de objetivos e metas; 3.4 Elaboração de plano de comunicação integrada; 3.5 Controle e avaliação de resultados; 3.6 Avaliação e mensuração em comunicação. 12.5 Cultura organizacional e fluxosde comunicação no interior das organizações; 2.3 Políticas de comunicação: transparência, democratização da informação, cidadania comunicativa;
2.8.1 Guia de boas práticas para atuação em redes sociais do Governo Federal (Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/central-de-conteudo/redes/2023_secom_guia-boaspraticas_redes.pdf).
Publicidade digital - 9.5 Publicidade tradicional x publicidade digital (formas de compra, formatos criativos, segmentações, KPIs, ferramentas, métricas); 9.6 A publicidade nas redes sociais; 9.7 Mídias e ações alternativas existentes no mercado publicitário contemporâneo;
Gerenciamento de marcas - 4. Gestão e comunicação corporativa: 4.1 Imagem e reputação; 4.2 Posicionamento; 4.3 Brand equity; 4.4 Estratégias de marca: ativos de marca; posicionamento e gestão;
Comunicação Digital - 1.2 Os canais (veículos) de comunicação, sua história e seu comportamento; o processo de comunicação; integração global e novos meios de comunicação;
5.3 Marketing Digital; 5.5 A integração de canais on e off-line no marketing: mídias digitais (e-mails, redes sociais, websites, blogs), mídias tradicionais (revistas, jornais, rádios, TVs, outdoors), assessoria de imprensa, pontos de venda, eventos on e off-line; 5.6 O patrocínio como ferramenta de comunicação; 5.7 Marketing de influência;
7.5 Agências de notícias: métodos de arquitetura de informação para objetivos jornalísticos em ambiente digital; 7.7 Infografia. 11. Mídias digitais: 11.1 Curadoria, produção e gestão de conteúdo para portal digital, redes sociais e aplicativos de mensageria; 11.2 Planejamento de ações online integradas a off-line, calendário editorial; 11.3 Diagnóstico do mercado digital; 11.4 Estratégias de engajamento; 11.5 Monitoramento de Mídias Sociais, Indicadores de performance; 11.6 Ferramentas e aplicativos; 11.7 A vigilância e o compartilhamento nas mídias sociais; 11.8 Elementos gráfico textuais e multimídia; 11.9 Estratégias narrativas para mídias digitais; 11.12 Construção da identidade na internet e do relacionamento em redes; 11.13 Marketing de conteúdo; 11.14 Influenciadores digitais (conceitos, papel, prós e contras etc.);
Relações Públicas - 13. Relações públicas: 13.1 Fundamentos das relações públicas; 12.4 Planejamento, organização e realização de eventos, noções básicas de cerimonial; 13.5 Instrumentos de relações públicas.
11.15 Produção audiovisual.
MARKETING: Fundamentos do Marketing; conceitos, definições. Marketing Digital. (Conceitos Gerais – Parte I)
MARKETING: Fundamentos do Marketing; conceitos, definições. Marketing Digital. (Conceitos Gerais – Parte II)
MARKETING: Fundamentos do Marketing; conceitos, definições. Marketing Digital. (Conceitos Gerais – Parte III)
Processo de edição de livros. Preparação de originais: normalização e padronização do texto, normas da ABNT. Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade. Copidesque e revisão de provas (noções). Editoração eletrônica (noções): softwares mais utilizados
BÔNUS - MAPAS MENTAIS DE JORNALISMO
BÔNUS - MAPAS MENTAIS DE PUBLICIDADE
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018 e suas alterações): fundamentos e campo de aplicação, princípios e direitos do titular, responsabilidades dos agentes, aspectos internacionais, segurança e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011 e suas alterações): direito de acesso à informação no Brasil, negativas de acesso, informações classificadas e dados abertos; Transparência ativa e passiva;
7.6 Usabilidade e interfaces focadas na experiência do usuário
Evolução do conceito de sustentabilidade
Sustentabilidade e Responsabilidade social corporativa