IV - PRÁTICAS E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DIGITAIS: 1. Conceitos de Engenharia de Software: Modelos de ciclo de vida; (Parte 1)
IV - PRÁTICAS E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DIGITAIS: 1. Conceitos de Engenharia de Software: Modelos de ciclo de vida; (Parte 2)
3. Processos de construção de produtos digitais: Princípios da agilidade em negócios; Métodos ágeis (Kanban, Scrum, Scaled Agile); (Parte 1)
3. Processos de construção de produtos digitais: Princípios da agilidade em negócios; Métodos ágeis (Kanban, Scrum, Scaled Agile); (Parte 2)
Práticas de métodos ágeis; Design thinking (empatia, definição, ideação, prototipação e testes); Experimentação e Mínimo Produto Viável (MVP);
Domain driven design e Domain specific language; Test driven development; Integração do produto (integração contínua);
Gerência e desenvolvimento de requisitos;
2. Análise e projeto de sistemas: Análise e projeto orientado a objetos; Acoplamento e coesão.
Verificação e testes (unidade, integração, funcional, aceitação, carga, desempenho, vulnerabilidade, usabilidade e acessibilidade); Teste automatizado; Validação;
4. Práticas de arquitetura de software: Inversão de controle; Programação por contrato; Injeção de dependências; Refatoração (princípios, aplicações e indícios de código mal estruturado); Débito técnico.
5. Padrões de arquitetura de software: Padrões de projeto (design patterns); Padrões e antipadrões de projetos de software orientados a objeto.
Padrões de arquitetura de aplicações corporativas (desenvolvimento Web, desenvolvimento mobile, MVC, microsserviços, orientação a eventos e serverless);
6. Integração de sistemas: Integração síncrona e assíncrona; Desenvolvimento e gestão de APIs REST; API gateway; Segurança de APIs.
Fundamentos de UX/UI; Técnicas de pesquisa e testes com usuários; Técnicas de ideação; Persona e jornadas do usuário; Wireframe e prototipagem;
Análise de pontos de função e métricas de software.
Gerência de configuração;