- 1 Conceitos gerais e disciplinas de engenharia de software. 2 Ciclo de vida de software. 8 Processos de desenvolvimento de software. 8.1 Processo interativo e incremental. 11.1 Norma ISO12207.
Rational Unified Process (RUP)
- 8.2 Processos e práticas ágeis de desenvolvimento de software. 8.3 Extreme Programming (XP). 2 SCRUM.
- 8.2 Processos e práticas ágeis de desenvolvimento de software. 8.3 Extreme Programming (XP). 2 SCRUM. (Parte 2)
- 4 Análise de requisitos funcionais e não-funcionais.
- 3 Análise e projeto orientado a objetos com UML. 5 Modelagem orientada a objetos (Parte I).
- 3 Análise e projeto orientado a objetos com UML. 5 Modelagem orientada a objetos (Parte II).
- 3 Análise e projeto orientado a objetos com UML. 5 Modelagem orientada a objetos (Parte III).
9 Técnicas para planejamento e priorização incremental de escopo em projetos ágeis. 10 Domain-driven Design (DDD). 14 Ferramentas de gerência de configuração. 15 Práticas ágeis. 15.1 Integração Contínua. 15.2 Test-driven Development (TDD). 15.3 Acceptance Test-driven Development (ATDD) e Especificação por Exemplo. 15.4 Refactoring. 15.5 Entrega contínua.
- 4 Testes. 4.1 Conceitos: verificação e validação, tipos de teste (unidade, integração, sistema/funcional, aceitação, carga, desempenho, vulnerabilidade, usabilidade).
3 Arquitetura em três camadas, modelo MVC. 11.2 Métricas de qualidade: coesão e acoplamento. 11 Qualidade de software.
- 4 Soluções de integração: ServiceOriented Architecture (SOA), web services e REST (Parte I).
- 4 Soluções de integração: ServiceOriented Architecture (SOA), web services e REST (Parte II).
- III MÉTRICAS DE TAMANHO DE SOFTWARE: 1 Medição e estimativas de software em pontos de função (IFPUG/CPM 4.3 e NESMA).
- IX PORTAIS CORPORATIVOS: 1 Conceitos básicos: colaboração, personalização, gestão do conhecimento, gestão de conteúdo, taxonomia, single signon, integração de sistemas, funcionalidades de web 2.0. VI ACESSIBILIDADE E ENGENHARIA DE USABILIDADE: 1 Engenharia de usabilidade. 1.1 Conceitos básicos. 1.2 Critérios, recomendações e guias de estilo, utilização de Folhas de Estilo (CSS). 1.3 Análise de requisitos de usabilidade. 1.4 Concepção, projeto e implementação de interfaces. 2 Acessibilidade: recomendações de acessibilidade para construção e adaptação de conteúdos do governo brasileiro na internet. 3 Usabilidade para aplicativos em dispositivos móveis.