Conceitos Fundamentais e Introdutórios.
Abordagem organizacional de sistemas: organizações vistas como sistemas. (Teorias da Administração)
Gestão estratégica e planejamento estratégico. (Parte I)
Gestão estratégica e planejamento estratégico. (Parte II)
Liderança. Abordagens contemporâneas de liderança: liderança situacional. Poder.
Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação. Conceitos básicos de motivação: conceitos, teorias clássicas e contemporâneas sobre motivação.
Comunicação. Comunicação como ferramenta de gestão, feedback.
Cultura nas organizações.
Tomada de decisões em grupo. (processo decisório)
Gestão de processos organizacionais.
GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO. Fundamentos do comportamento em grupo. Tipos de grupos. Conceitos básicos sobre grupos. Estágios de desenvolvimento do grupo. Equipes de trabalho. Relações interpessoais em pequenos grupos. Competência interpessoal. Organização do trabalho em equipe.
GESTÃO DE PESSOAS. Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. A função do órgão de Recursos Humanos: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas.
Desempenho. Avaliação de Desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens.
Recrutamento e Seleção: técnicas e processo decisório.
Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. Educação corporativa. Educação a distância. Projeto pedagógico.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL.
Gerenciamento de conflitos. Conflito.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.