Processo administrativo. Funções da administração: planejamento, organização, direção e controle.ole.
Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração.
Função Organização. Estrutura organizacional.
Função Direção. Comportamento organizacional: liderança.
Relações indivíduo/organização. Motivação.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Ciclo PDCA. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo do gespública.
Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento, eficácia no comportamento interpessoal, fatores positivos do relacionamento.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Noções de administração pública. Evolução da administração pública no Brasil após 1930. Reformas administrativas. A nova gestão pública. (Parte I)
Noções de administração pública. Evolução da administração pública no Brasil após 1930. Reformas administrativas. A nova gestão pública. (Parte II)
Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta, objetividade. Comportamento receptivo e defensivo, empatia, compreensão mútua.