Processo administrativo. Funções da administração: planejamento, organização, direção e controle.
Organização. Estrutura organizacional. Administração funcional.
Direção. Comportamento organizacional. Relações indivíduo/organização. Liderança.
Competência interpessoal (Comunicação)
Noções de gestão de processos: técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo do gespublica.
Competência interpessoal (Trabalho em equipe)
Gestão de pessoas: Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. Função do órgão de recursos humanos. Atribuições básicas e objetivos. Políticas. Tendências em gestão de pessoas no setor público.
Desempenho. Gestão de desempenho. Objetivos. Métodos de avaliação de desempenho: características, vantagens e desvantagens.
Recrutamento e seleção. Tipos de recrutamento: vantagens e desvantagens. Técnicas de seleção: vantagens, desvantagens e processo decisório.
Desenvolvimento e capacitação de pessoal. Levantamento de necessidades. Programação, execução e avaliação.
Análise e descrição de cargos: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. Administração de cargos, carreiras
Administração de salários.
Gerenciamento de conflitos
Gerenciamento de conflitos (Negociação)
Ética no serviço público. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal).
Comportamento profissional: atitudes no serviço. Organização do trabalho; prioridade em serviço.
3.2. sistemas de informações gerenciais