Conceitos e princípios fundamentais em administração. Habilidades do administrador. Processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle.
Evolução histórica do pensamento administrativo: administração científica, teoria clássica, escola de relações humanas, abordagem comportamentalista, teoria da burocracia, teoria de sistemas e abordagem contingencial.
Administração estratégica. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Planejamento tático. Planejamento operacional. Análise competitiva e estratégias genéricas. Estratégia. Formação, implementação e avaliação de estratégias empresariais e corporativas. Estratégias genéricas. Cadeia de valor. Competências centrais. Visão baseada em recursos. Redes e alianças. Balanced Scorecard (Parte I)
Administração estratégica. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Planejamento tático. Planejamento operacional. Análise competitiva e estratégias genéricas. Estratégia. Formação, implementação e avaliação de estratégias empresariais e corporativas. Estratégias genéricas. Cadeia de valor. Competências centrais. Visão baseada em recursos. Redes e alianças. Balanced Scorecard (Parte II)
Estrutura organizacional. Centralização/descentralização. Desenho organizacional. Estrutura baseada em processos.
Comunicação interpessoal e intergrupal.
A Organização como um sistema social. Cultura organizacional.
Dinâmica das organizações. Mudança estratégica.
Organização, sistemas e métodos. (Gestão por processos)
Gestão da qualidade. Qualidade total. Técnicas de qualidade total.
Organização, sistemas e métodos. (Conceitos Gerais)