Legislação em Comunicação Social e Jornalismo – Comunicação na Constituição Federal de 1988. Código de Ética da Radiodifusão Brasileira. Propriedade cruzada nos meios de comunicação. Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Decisões do STF sobre imprensa e jornalistas. Regulamentação da profissão de jornalista (Decreto 83284/79).
Conceitos básicos de Jornalismo (Parte 1) - Gêneros e formatos jornalísticos. Especialização no jornalismo. Planejamento de pauta.
Conceitos básicos de Jornalismo (Parte 2) - Apuração no jornalismo: técnicas de apuração e realização de entrevistas. Redação e linguagem no jornalismo. Edição jornalística.
Comunicação digital – A comunicação no meio digital (Castells, Bauman e Lévy). Cultura da convergência. Hipermídia, hipertexto e hiperlink. Arquitetura da informação. Portais digitais. Conceitos do meio digital. Comunicação e cultura digital.
Jornalismo digital - Webjornalismo: conceitos iniciais e aprofundamento. Blogs no jornalismo. Redes sociais. Planejamento para redes sociais. SEO: aprofundamento. Jornalismo de dados. Fake news e jornalismo na atualidade.
Comunicação organizacional – Comunicação integrada nas organizações. Comunicação Interna. Endomarketing. Jornalismo institucional e publicações jornalísticas empresariais. Responsabilidade social.
Assessoria de imprensa – Conceitos e funções da assessoria de imprensa. Produtos da assessoria. Assessoria de imprensa e mídias digitais. Gerenciamento de crises.
Radiojornalismo. Telejornalismo. Funções nos veículos de comunicação. Scripts. Podcasts.